Que o duche é mais conveniente para a rotina diária, não há dúvida, mas será esta a opção mais económica?
A resposta é dada pelo The Telegraph, que num vídeo publicado no seu site revela como tomar banhos de banheira cheia fica mais em conta – e economiza mais água – do que os duches de água corrida.
A temperatura da água de um banho deve rondar os 44 graus, enquanto a de um duche é de 41 graus C. Contudo, para um banho, indica a publicação, a quantidade de água difere imenso entre as duas opções.
Num banho de banheira cheia, são usados cerca de 80 litros de água, para um duche com alta pressão, o gasto médio de água é de 16 litros de água por minuto, já num duche de pressão normal são gastos 13 litros de água por minuto.
Matematicamente falando, as contas são simples. Para um duche compensar economicamente mais do que um banho, o tempo gasto não deve exceder os sete minutos, diz o The Telegraph, lembrando que o tempo médio de um duche ronda entre os 17 e os 20 minutos. E se a água do duche tiver bastante pressão, apenas compensa se não durar mais do que 5,30 minutos.
E para provar que o banho é mais barato (embora menos prático) fica aqui uma simples conta: um duche de pressão normal que ronde a média de 17 minutos gasta cerca de 221 litros de água, mais de metade do que um banho gastaria.