Por muito jovem que o casal seja, dar o nó é sempre um ato de responsabilidade, de compromisso e de preocupação mútua. Dividir casa, despesas, rendimentos, inquietações, ansiedades, tristezas e alegrias é a base de todo e qualquer matrimónio e por muito que se pense o contrário o casamento altera a forma de ser e de estar.
Por isso, diz o site Bustle, antes de embarcar em toda a seriedade que o casamento implica, os casais devem passar por uma série de fases na relação, que nada mais são do que simples testes.
1 – Viajar juntos – para os casais que não partilham casa antes de casar, uma viagem em conjunto pode ajudar a compreender melhor o comportamento da cara-metade, principalmente em situações de stress.
2 – Aprender a escolher os argumentos – as discussões são saudáveis, mas quando se está num casamento é importante pesar e medir todas as palavras que são ditas. Saber escolher os argumentos e conversar com a cabeça e não com o coração é o segredo.
3 – Discutir as finanças – antes de dar o nó, o casal deve conversar seriamente sobre as questões financeiras, determinar se terão uma conta em conjunto, se farão uma poupança de imediato, etc.
4 – Viver juntos – diz a publicação que, tal como viajar juntos, partilhar casa antes do casamento é a melhor forma de saber se as duas personalidades se encaixam.
5 – Traçar objetivos conjuntos – antes do casamento, o casal deve traçar objetivos conjuntos, sejam eles monetários, familiares, profissionais ou de lazer. Incluir a opinião de um nas ideias do outro é o objetivo.
6 – Traçar limites – todas as relações devem ter limites, e antes do casamento é importante que estes estejam traçados.
7 – Mostrar o pior lado – um casal apenas deve seguir em frente com o casamento quando está consciente que conhece o pior lado do seu parceiro, mais não seja o mau feitio depois de acordar.
8 – Falar sobre filhos – saber se faz parte dos planos e em que altura são mais desejados é importante.
9 – Discutir espectativas – falar sobre o que se espera do casamento e da vida a dois ajuda a que os comportamentos de ambas as partes sejam mais ponderados.
10 – Conhecer a nova família – é importante cada um dos elementos do casal conhecer a família do parceiro, mais não seja para evitar confusões futuras.
Existem, ainda, as perguntas às quais o casal deve responder antes de subir ao altar.