Os hotéis portugueses têm um aspeto em comum, aliás, dez aspetos em comum: os nomes que usam.
A Trivago compilou todas as palavras usadas nos nomes de hotéis em Portugal e concluiu que o idioma inglês é dominante e a imaginação escassa.
‘Beach’ (praia, em português), é a palavra mais comum no nome dos hotéis nacionais, seguem-se ‘Monte’ e ‘Mar’, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira às redações.
A lista dos dez termos mais comuns continua com ‘Lisboa’, ‘Golf’, ‘Alto’, ‘Albufeira’, ‘Herdade’, ‘Campo’ e termina com ‘Algarve’, a décima palavra mais recorrente na designação das unidades hoteleiras portuguesas.
No que toca a palavras relacionadas com a natureza, o destaque vai para ‘Garden’, ‘Jardim’, ‘Madeira’, ‘Estrela’, ‘Lagos’, ‘Fonte’, ‘Parque’, ‘Flor’, ‘Atlântico’ e ‘Moinho’. Quanto aos nomes próprios, são muitos os hotéis nacionais com ‘João’, ‘Maria’, ‘Bento’, ‘Formosa’, ‘Catarina’, ‘António’, ‘Francisco e ‘Afonso’.
Azul e verde são os nomes de cores mais comuns.
E quais as palavras menos usadas? Segundo a Trivago são ‘Ameixa’, ‘Barbas’, ‘Bigode’, ‘Ferrinho’, ‘Imperatriz’ e ‘Pensamentos’.
Para este levantamento, a Trivago reuniu os nomes dos hotéis e outros tipos de alojamento listados na plataforma em Portugal. A palavras relativas à tipologia da unidade foram excluídas, são elas: ‘Albergaria’, ‘Alojamento’, ‘Apartamento’, ‘Casa’, ‘Estalagem’, ‘Guesthouse’, ‘Hospedaria’, ‘Hostel’, ‘Hotel’, ‘House’, ‘Pensão’ e ‘Pousada’.