Um estudo recente encontrou uma relação entre umas pequenas doses de químicos encontrados em champôs e cosméticos e o cancro da mama.
Os parabenos, encontrados em vários cremes de corpo e protetores solares, já haviam sido relacionados com a doença mas este novo estudo sugere que quantidades muito menores podem ser perigosas.
Como reporta o Mirror, os investigadores de vários centros de investigação nos Estados Unidos acreditam que a exposição a estes químicos pode ser praticamente prejudiciais na puberdade e durante a gravidez.
Os parabenos ativam a produção de estrogénio, imitando a hormona natural estradiol. Ambas as hormonas têm sido relacionadas com o cancro da mama e problemas reprodutores.
O investigador principal Dale Leitman, ginecologista e biólogo molecular explica que “embora os parabenos sejam conhecidos por imitar os efeitos de crescimento de estrogénio nas células de cancro da mama, alguns consideram o seu efeito demasiado fraco para provocar danos. Mas isso pode não ser verdade quando os parabenos são combinados com outros agentes que regulam o crescimento celular.”
Catherine Priestley, enfermeira especialista no Brest Cancer Care sublinha que apesar de ser preciso investigar mais esta relação “é importante que as mulheres se lembrem que apesar de fazer mudanças no estilo de vida poder reduzir o seu risco, não conseguem prevenir completamente o cancro da mama.”