Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

É assim que a televisão pode ser prejudicial à saúde

É um hábito comum antes e depois do jantar, mas pode ser um dos mais prejudiciais.

É assim que a televisão pode ser prejudicial à saúde
Notícias ao Minuto

12:08 - 27/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Hábitos

Há quem anseie pela chegada a casa apenas para se deitar no sofá e ver televisão. Há quem adore passar os fins de semana de pijama e sem sair do sofá. Há quem não vá para a cama sem ver grande parte das quase meia dúzia de novelas que passam todas as noites.

A televisão é uma companhia, mas uma má companhia. Ficar muito tempo em frente à televisão porta vários malefícios e o Huffington Post revela os principais.

1. Faz aumentar a gordura abdominal. Passar muito tempo a ver televisão não só é um dos principais exemplos do sedentarismo, como impulsiona a ingestão de alimentos menos saudáveis e mais viciantes (como as bolachas e as batatas fritas). Em parte, este consumo quase inconsciente deve-se aos anúncios que são transmitidos.

2. Aumenta o risco de Diabetes. Por cada hora por dia a ver televisão, o risco de padecer da doença aumenta 3,4%. Em causa, está o tempo que se passa sem atividade física e, também, aquilo que se come no momento tido como de lazer.

3. Reduz o número de espermatozoides. Embora sejam necessárias mais evidências científicas, um estudo da Universidade de Harvard diz que os homens que assistem a mais de 20 horas de televisão por semana têm menos 40% de espermatozoides.

4. Prejudica a relação amorosa. Preferir a televisão ao companheiro, mostrar apatia ou não ter interesse em nada mais do que aquilo que está a ser transmitido na ‘caixinha mágica’ pode ser fatal para o casal.

5. Prejudica a aprendizagem dos mais novos. Um estudo da Academia Americana de Pediatria revela que deixar as crianças à mercê da televisão antes dos dois anos de idade faz com que tenham mais dificuldade em aprender a própria língua.

6. Pode aumentar os níveis de agressão. O tipo de conteúdos transmitidos nos canais são cada vez mais violentos e muitas pessoas sentem dificuldade em separar a ficção da realidade, deixando-se expor à violência e responder na mesma moeda.

7. Aumenta o isolamento. Se uma pessoa prefere ver televisão a sair com os amigos, se prefere ficar com comando na mão a ter uma conversa ou uma noite de amor com o namorado, podemos dizer que a televisão aumenta a solidão e o isolamento.

8. Prejudica o sono. Tal como outros ecrãs (como os dos computadores ou dispositivos móveis), a televisão interfere diretamente com a capacidade de relaxar e dormir tranquilamente, aumentando a sensação de vigia.

9. Aumenta o risco de morte prematura. Se somarmos todos os indicadores acima escritos e mencionarmos o estudo publicado em 2014 no Journal of the American Heart Association, é possível dizer que ver muita televisão tira anos de vida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório