Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

"Somos o que comemos e devemos fazê-lo da melhor forma"

Lillian Barros desmistifica toda e qualquer teoria sobre o detox e mostra que a alimentação saudável e funcional está ao alcance de qualquer pessoa.

Notícias ao Minuto

12:00 - 08/10/15 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Lillian Barros

Primeiro ‘Sumos e águas detox’, agora ‘Sopas, saladas e chás detox’. Lillian Barros volta a desmistificar toda e qualquer teoria sobre o detox e explica ao Lifestyle Ao Minuto como é fácil ter uma alimentação saudável, equilibrada e funcional.

No seu mais recente livro, a nutricionista dá a conhecer a alimentação que pratica e que recomenda aos seus pacientes e partilha ainda mais de 100 receitas detox que provam que esta dieta “não baseia exclusivamente em sumos ou dietas líquidas”.

A adoção dos hábitos alimentares detox é muito mais do que isso: é “compensar as necessidades em micronutrientes do nosso organismo, através da alimentação, de alimentos verdadeiros, genuínos, autênticos e com o mínimo de perdas nutricionais é a nossa melhor forma de suplementar”. Com a junção dos (já quase conhecidos por todos) superalimentos, é possível “prevenirmos complicações de saúde e sobretudo vivermos de forma mais equilibrada”.

“Nós somos o que comemos e portanto devemos faze-lo da melhor forma”

Para Lillian, o seu livro é prova de que “somos o que comemos” e que é possível “comer bem, sem a velha máxima da ‘dieta cinzenta’ monótona, sem cor e proibitiva”.

“Uma dieta com alimentos verdadeiros e sabores genuínos, com grande aporte de produtos vegetais, alimentos crus ou pouco processados, livres de toxinas” permite “recuperar mais facilmente das lesões do stress, retardando os efeitos do envelhecimento celular que se sentem no nosso dia-a-dia e se refletem no nosso exterior, na nossa pele e no nosso cabelo e não só”, diz a também autora do blogue Santa Melancia, mas, claro, sem deixar de enumerar os vários benefícios da alimentação detox.

Aumentar a energia, perder peso, fortalecer o sistema imunitário, melhorar o aspeto da pele, aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, reduzir valores de colesterol, melhorar a memória e fortalecer o cabelo são alguns dos benefícios desta alimentação, aos quais Lillian acrescenta: sensação de leveza, poder anti-envelhecimento, sensação de bem-estar, drenagem e menos inchaço, melhor circulação, trânsito intestinal regulado e prevenção de doenças infeciosas e degenerativas.

O detox não é uma moda

Ao Lifestyle Ao Minuto, a nutricionista explica que “um plano alimentar detox baseia-se nos fundamentos da nutrição funcional, em que o organismo é visto como um todo e onde se fornecem todos os ingredientes fundamentais para o seu funcionamento em plenitude”.

Mas será o detox uma moda? Para Lillian, já não. Essa questão, continua, “tem vindo a ser respondida ao longo do tempo”. “Os hábitos, o estilo de vida e a visão de quem se preocupa com a alimentação tem vindo a mudar ao longo dos tempos e nestes últimos dois anos tem sido evidente a mudança das tendências. Já não se fala tanto em contagem de calorias, mas sim ao valor nutricional de cada alimento”, garante a especialista.

Quanto à implementação desta dieta, Lillian Barros salienta que “nunca devemos esquecer que cada pessoa é única e, tal como qualquer outra dieta, também a dieta detox beneficia da sua personalização, adequando o plano à pessoa em questão, aos seus objetivos e historial clinico”. Por isso, recomenda a procura de um especialista, salvaguardando, porém, que esta dieta pode ser feita a longo prazo, tal como o seu livro explica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório