A banana é um dos frutos mais adorados – pela doçura – mas também dos mais odiados – pelo alto valor calórico e de hidratos de carbono. Mas devem as bananas deixar de pertencer à alimentação?
Esta foi a questão colocada pela Time a cinco especialistas e os cinco deram um redondo ‘não’.
Apesar de serem um fruto com algumas calorias, as bananas são uma fonte rica de potássio, nutriente que algumas pessoas não consomem nas doses diárias recomendadas e que é fundamental para a boa saúde muscular e do coração.
Mas se pensa que uma banana tem muitas calorias, fique a saber que uma de tamanho médio possui apenas 102 – o equivalente a uma maçã grande. Mas contém também 17% da vitamina C recomendada e ainda 3 gramas de fibra, o que ajuda no trânsito intestinal. Dos 27 gramas de hidratos de carbono que contém, 14 gramas são de açúcar, mas existem algumas formas de controlar esta última medida.
Diz a nutricionista Kristin Kirkpatrick que o segredo está em consumir bananas com algum tipo de gordura – como a manteiga de amendoim – para reduzir os seus efeitos sobre o açúcar presente no sangue.
E para os atletas, a banana é o alimento mais completo, pois alia os hidratos de carbono, com o açúcar, os nutrientes e as fibras.