Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sabe o que o seu cão lhe quer 'dizer'?

A linguagem corporal pode dar muitas pistas sobre o estado mental e físico do seu amigo de quarto patas.

Sabe o que o seu cão lhe quer 'dizer'?
Notícias ao Minuto

08:45 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pets

Mal chega a casa o seu cão está aos saltos e com a cauda a abanar? Claro que ele está feliz por vê-lo. Mas e quando o seu cão fica de cabeça baixa e um olhar triste? Claramente que também está a tentar dizer-lhe alguma coisa, mas sabe o quê?

O Huffington Post recorreu ao guida da linguagem corporal canina da ASPCA (ASPCA's guide to canine body language) e falou com especialistas em comportamentos dos cães para tentar descobrir o que é que as expressões corporais dos nossos cães realmente querem dizer.

Olhar nos olhos: “Quero atenção”. Apesar de o olhar nos olhos poder ser um sinal de agressão, na maior parte dos casos os cães ficam a olhar diretamente para os humanos para conseguir a atenção destes, explica a especialistas em comportamento canino Victoria Stilwell ao mesmo meio.

Repare também no corpo do seu cão, se estiver com o corpo tenso e a cabeça baixa pode significar que ele está com dores. Se por outro lado o corpo está relaxado e está com uma expressão facial impaciente, pode estar a tentar receber mimos ou comida. Olha para si e depois vai a correr para a trela? Já sabe, quer ir à rua.

Evita o contacto visual: “Estou desconfortável”. Quando faz contacto visual com o seu cão o mais provável é que ele o olhe nos olhos durante uns segundos e depois desvie o olhar. Se ele nunca o olha nos olhos pode significar que está nervoso, pode estar sentido por o ter castigado ou pode ser sinal de que tem medo de humanos. Stilwell explica que nestes casos deve dar-lhe segurança ao dar-lhe mimo e falar com ele.

Um sorriso: “Estou feliz”. Muitos especialistas acreditam que os cães aprenderam a sorrir porque veem os humanos a fazê-lo ou porque são recompensados quando o fazem. Seja como for, esta expressão significa que o seu cão está feliz.

Bocejos exagerados: "Estou stressado." Os bocejos são muitas vezes sinal de stress, sugere Sherry Woodard, consultor de comportamento animal da Best Friends Animal Society. O seu cão pode bocejar de forma exagerada quando um estranho se aproxima ou quando se encontra num grande grupo de pessoas, explica Stilwell.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório