Dormir sem pijama pode trazer benefícios, não só para a vida sexual, mas também para a saúde. É o que sugerem especialistas de diferentes áreas.
O jornal El País reuniu algumas das razões para dormir sem roupa.
Vai conseguir dormir melhor, contribuindo para a sua memória e beleza. Quando dorme sem roupa, a temperatura do corpo vai diminuir. O facto de estar mais fresco, especialmente no verão, vai fazer com que adormeça mais rapidamente e promover um sono reparador tanto para o seu corpo e a sua beleza como para o seu cérebro.
Reforça a autoestima. Quando foi a última vez que se viu, com atenção, enquanto estava nu? Dormir sem roupa pode ser “uma boa técnica para aprender a sentir-se confortável com o seu corpo”, sublinha a psicóloga clínica e codiretora do Instituto de Sexologia de Barcelona, Carme Sánchez, citada pelo El País.
Melhora a sexualidade e a intimidade. Quando dorme sem roupa, em casal, “as probabilidades de que os toques e as carícias casuais se tornem sensuais são bastante altas”, sugere a sexóloga. Por isso, se está a passar por uma fase menos boa na relação no que toca à sexualidade, esta pode ser uma boa forma de recuperar a saúde e a espontaneidade sexual.
Reduz risco de infeções vaginais. “Dormir sem roupa interior é uma boa forma de reduzir o risco de infeções por fungos vaginais, ainda que não seja uma garantia total”, diz a sexóloga. Isto porque circula mais ar pela zona genital, diminuído o calor e a humidade, propícias para os fungos. No caso dos homens ainda não há muitos estudos sobre os benefícios de dormir sem roupa interior, mas o conforto pode ser tido em conta.
Favorece a perda de peso. A ginecologista Isabel Fernández explica: “Se está stressado, os níveis de cortisol aumentam e como consequência gera-se uma sensação de fome contínua que geralmente nos acaba por levar ao frigorífico para saciá-la. Por outro lado, quando dormimos nus, os níveis de cortisol diminuem, fazendo com que o stress e o apetite diminuam. Por isso, em última instância, favorece a perda de peso pela ausência da sensação d fome”.
Reduz o risco de diabetes. Um estudo publicado no Diabetologia Jounal sugere que dormir poucas horas ou dormir mal pode levar a um aumento dos ácidos gordos no sangue. Estas substâncias interferem com a capacidade de a hormona insulina regular os níveis d açúcar no sangue. Portanto, como aponta o El País, quando dormimos nus descansamos mais horas e por isso estamos a aumentar a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, diminuindo assim o risco de sofrer de diabetes.