Muitas vezes ambos os membros de um casal conseguem aperceber-se de que o fim está próximo mas quando o fim da relação chega de forma inesperada, pode ser uma etapa muito difícil.
Partindo das conclusões de vários estudos realizados para perceber os efeitos do amor e da rejeição, num artigo ao site Psychology Today, a colunista e antiga professora da universidade norte-americana de Yale, Rita Watson, reuniu algumas formas de lidar com o fim inesperado de uma relação.
1. Chore: Um médico norte-americano, que estuda o choro há mais de 15 anos, concluiu que chorar é terapêutico. Mesmo que não queira fazê-lo à frente de outros, chore quando estiver sozinho. Vai sentir-se mais calmo e mais leve.
2. Resista à tentação de mandar mensagens: Não vale a pena mandar mensagens sem fim ao seu ex companheiro. Muito provavelmente não vai obter resposta e ainda se vai sentir revoltado consigo mesmo.
3. Apague todas as mensagens: Não se martirize a rever as mensagens bonitas, ou as menos bonitas, que trocaram. Apague todas as mensagens e foque-se em recuperar e seguir com a sua vida.
4. Grite tudo o que lhe apetecer, sozinho: Não vale a pena andar a falar mal do seu ex a pessoas que até podem gostar dele ou cuja opinião não vai aliviar em nada a sua dor. Feche-se no quarto ou na casa de banho e durante uns minutos grite tudo o que lhe apetecer para descarregar a raiva.
5. Vire a página: Ultrapasse o fim da relação sem rancores. Deseje tudo de bom ao seu ex e sinta-se grato pelos bons momentos que passaram juntos e pela amizade que partilharam. Guarde as memórias da relação numa caixa, com carinho.
6. Passe tempo com amigos: Fale e divirta-se com os seus amigos. Vai sentir-se resolvido mais rapidamente e pronto para novas aventuras e, quem sabe, um novo amor.