Uma recente investigação do Centro de Pesquisa de Saúde e Comportamento da Universidade College London revela que os adolescentes não sabem reconhecer quando estão com excesso de peso.
Publicado na revista International Journal of Obesity, a pesquisa analisou cinco mil jovens entre os 13 e os 15 anos e as suas respostas quando questionados sobre o que achavam do próprio peso.
73% dos jovens em causa tinha um índice de massa corporal (IMC) dentro dos valores recomendados, 20% já se enquadrava na classificação de excesso de peso e 8% foram considerados obesos.
Dos participantes, conta o site Heatlhy Day, oito em cada vez revelou ter uma noção corretas do próprio peso, contudo apenas 7% considerou ter uns quilos a mais e, por seu turno, 10% mostrou-se preocupado com a magreza que pensavam apresentar.
Os dados revelam uma preocupante falta de capacidade de autoanálise, contudo, destacam os cientistas envolvidos no estudo, indicam que, apesar de perigosa, esta inconsciência pode ajudar a prevenir distúrbios alimentares futuros.