As silhuetas são, banalmente, associadas às formas de determinadas frutas e legumes. Umas pessoas têm um corpo de maçã, outras de cenoura e algumas de pera. Estas associações devem-se não só ao aspeto do corpo mas, também, aos locais em que a gordura é armazenada, ficando assim mais evidente.
Segundo o Mind Body Green, existem vários tipos de corpo e cada pessoa além de conhecer o seu deve também aprender a alimentá-lo.
Corpo de maçã
As pessoas com uma silhueta idêntica à de uma maçã tendem a armazenar a gordura na zona abdominal e a ter os membros inferiores e superiores finos. As pessoas com este tipo de corpo são as que mais desejo por açúcar e doces têm e as que menos energia possuem, uma vez que têm uma alimentação descuidada e nutricionalmente pobre,
Uma forma de contornar este tipo de silhueta e procurar uma mais adelgaçada passa por controlar os níveis de açúcar do sangue e, claro, ter uma alimentação mais rica em proteínas e verduras. Diz a publicação que as pessoas com corpo de maçã devem eliminar o café e as bebidas com cafeína da alimentação, assim como alimentos açucarados, bebidas desportivas e outros alimentos processados.
Corpo de pera
Esta é uma das silhuetas mais comuns nas mulheres: cintura fina e anca larga. As pessoas com este tipo de corpo tendem a oscilar o peso, mas a não conseguir eliminar a gordura acumulada na zona das coxas e glúteos.
Diz o MBG que todos os que têm esta silhueta possuem uma especial preferência por alimentos lácteos de alto valor gorduroso, em especial sobremesas. Para combater a gordura localizada nas zonas das ancas, é recomendado que sejam consumidos alimentos que controlem os níveis de estrogénio, como aveia, quinoa, legumes e arroz integral, todos eles ricos em fibra.
Corpo de cenoura (tipo pirâmide invertida)
As pessoas que possuem uma parte superior mais larga do que a inferior, estão associadas à propensão de acumular gordura nos ombros, peito e braços. Os corpos de cenoura são os que mais gostam de alimentos salgados e gordurosos, além disso são dos que mais bebidas alcoólicas consomem.
O cortisol é a hormona que deve estar sob vigilância. Para tal, o MBG diz que os hidratos de carbono complexos (como os integrais) e os lacticínios de baixo teor de gordura são ótimas soluções.
Corpo de ampulheta
É também dos corpos mais comuns e que espelha um ganho de peso proporcional. Este corpo é resultado do excesso de produtos lácteos e hidratos de carbono açucarados e pela retenção de líquidos provocada pela má alimentação.
As frutas e legumes devem ser presença assídua na alimentação assim como os cereais integrais. Proteína, só se for de origem vegetal ou animal magra. Cafeína, lacticínios, doces e açúcar refinado devem ser banidos.