Citado pelo Psychology Today, Anthony D. Fredericks, professor de Educação no York College, na Pensilvânia, explica por que viajar é tão importante, principalmente para desenvolver a nossa criatividade.
"Na vila do norte de Inglaterra onde a minha filha mora (perto da Muralha de Adriano), a maioria das casas tem nomes. Por exemplo: 'Bellsgate House', 'Grey Cottage', 'Linden House', ao invés de números e ruas, como 123 Main Street. Assim, a correspondência é entregue numa casa, não num endereço", começa por escrever.
Leia Também: Europa. Sete dos melhores destinos para fazer campismo selvagem
"Essas descobertas 'fora do comum' alertam os nossos cérebros para o facto de que existe mais do que uma maneira - uma maneira única e criativa - de fazer algo", elucidou.
Quando viajamos, abrimos as nossas mentes para essas novas descobertas, novas visões e novas práticas. Rompemos com as expectativas normais e permitimo-nos envolver em interações ou experiências inéditas. Como resultado, a nossa criatividade é despertada.
O que os estudos dizem sobre a criatividade e as viagens
Viajamos para conhecer novos lugares, fazer novos amigos e criar novas memórias. Mas há outro fator envolvido.
Um estudo da Columbia Business School demonstrou que viajar para outros países é estimulante para a criatividade. De um modo geral, os autores descobriram que experiências multiculturais estavam positivamente relacionadas tanto com o desempenho criativo (aprendizagem por insights, associação remota e geração de ideias) como aos processos cognitivos que apoiam a criatividade (recuperação de conhecimento não convencional, recrutamento de ideias de culturas desconhecidas para expansão criativa).
Leia Também: A inacreditável razão pela qual o Disney World não tem mosquitos
Outro estudo analisou a flexibilidade cognitiva, ou a capacidade da mente de alternar entre diferentes ideias. Os investigadores descobriram evidências de que experiências no exterior "são cruciais para a produção criativa". "Essas viagens ajudam a desencadear diferentes sinapses no cérebro, o que contribui para a construção de novas conexões, em paralelo com uma reprogramação cerebral".
Esses dados são corroborados por um estudo que oferece evidências concretas de que ter um período de "incubação" longe de um problema pode ajudar-nos a encontrar uma variedade única de soluções criativas.
A psicóloga clínica Charlotte Russell também enfatiza que "viajar pode proporcionar uma oportunidade importante para o pensamento criativo e a resolução de problemas". Ela ressalta que temos uma maior probabilidade de vivenciar potenciais fontes de inspiração quando viajamos e vivenciamos novas culturas.
A psicóloga oferece as seguintes dicas para que isso aconteça:
- Mergulhe frequentemente em novos ambientes;
- Observe as diferenças culturais ou ambientais;
- Registe novas descobertas num diário;
- Converse regularmente com os moradores locais;
- Tire várias fotos.
Ao fazermos isto, explica, ficamos mais inspirados por ver o mundo através de novas lentes.
Leia Também: Tem mais de 65 anos? Evite estas cinco peças de roupa ao viajar
Por que viajar é importante
Crystal Robertson é coach e consultora de liderança em Durango, Colorado, e escreve sobre a interseção entre viagens, criatividade e crescimento pessoal. Anthony D. Fredericks questionou-a sobre como viajar melhora e/ou expande a nossa criatividade.
"Ela disse-me que viajar alimenta a criatividade ao servir como uma plataforma para imergirmos em ambientes desconhecidos que podem desafiar as nossas suposições, despertar novas ideias e oferecer novas perspectivas", contou. "Quando saímos da nossa rotina, navegando por novas culturas, idiomas e paisagens, somos impelidos a pensar de forma diferente, confiar na nossa própria engenhosidade para resolver problemas e expandir a nossa capacidade de inovação. A criatividade prospera na variedade e na curiosidade, e viajar oferece ambas em abundância."
Crystal Robertson enfatizou ainda que viajar tira-nos do piloto automático e coloca-nos em presença, estimulando os nossos sentidos, expandindo o nosso pensamento e fomentando a empatia através da conexão humana direta. "Seja perto ou longe, viajar convida-nos a crescer pessoal, criativa e até profissionalmente, ajudando-nos a ver o mundo e a nós mesmos com mais clareza."