Quando está stressado, caminhar e respirar ar fresco pode proporcionar uma pequena sensação de alívio - especialmente num mundo agitado e em constante mudança, que deixa pouco tempo para descanso e relaxamento.
Diversos estudos têm demonstrado que a natureza tem um impacto direto no stress psicológico e a exposição a ambientes naturais pode ajudar a aliviar alguns desses sentimentos.
De facto, um novo estudo publicado pelo Journal of Environmental Psychology oferece uma maneira ainda mais específica de aproveitar ao máximo um dia na natureza: praticar a visualização mental.
Leia Também: 'Stress' de guerra na gravidez pode levar a abortos e morte prematura
Para saber mais, alguns investigadores entrevistaram 50 alunos de um curso de Introdução à Psicologia da Universidade de Turku, e pediram aos mesmos que imaginassem duas cenas mentais: uma na natureza e outra num ambiente urbano. Com isto, descobriram que, ao visualizar imagens mentais da natureza, a frequência cardíaca dos participantes diminuiu, apresentaram maior atividade do sistema nervoso e relataram que se sentiram mais calmos.
A ligação entre o stress, a natureza e as imagens mentais
Para entender como a natureza pode reduzir o stress, o estudo fez referência à Teoria da Redução do Stress (TRE), que afirma existir uma resposta emocional positiva inata à presença na natureza devido à evolução biológica, ou seja, a nossa mente responde positivamente à natureza, porque fomos biologicamente condicionados a favorecer ambientes naturais.
Leia Também: Cinco dicas úteis e fáceis para que não se deixe afetar tanto pelo stress
Comparativamente, a Teoria da Restauração da Atenção (TAR) explica que visualizar um ambiente urbano causa stress e fadiga mental; na natureza, as pessoas são afastadas de um estilo de vida urbano agitado.
Os investigadores descobriram que, quando os participantes se imaginaram num ambiente natural e restaurador durante 30 segundos, sentiram mais relaxamento, emoções positivas e redução do stress.
Resultados semelhantes foram observados quando os participantes simplesmente olharam para palavras relacionadas com a natureza. Além disso, as imagens mentais da natureza não incluíam apenas vegetação, também incluíam itens relacionados com a natureza, como flores e insetos.
Quanto mais forte for a sua conexão com a natureza, mais irá beneficiará desse tipo de exercício psicológico. Então, da próxima vez que estiver a sentir-se stressado, imagine-se num ambiente natural. Ou, melhor ainda, saia e encontre-se com a natureza cara a cara.
Leia Também: Estudo revela como a poluição atmosférica pode afetar a saúde do cérebro