Menos 11 quilos em duas semanas? Os perigos da dieta do ovo

Os nutricionistas desportivos Fernando Castro e Rayanne Marques deixam recados.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
25/09/2024 16:47 ‧ 25/09/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

"Apesar do nome, não se baseia exclusivamente no consumo de ovos, o que é um ponto positivo. Inclui outros alimentos, como verduras e proteínas magras. A perda de peso associada a essa dieta ocorre, na verdade, pela restrição calórica, independentemente dos tipos de alimentos consumidos", esclarece o nutricionista desportista Fernando Castro, em declarações ao jornal Metrópoles, referindo-se à dieta do ovo, que promete uma redução de 11 quilos em apenas duas semanas.

 

O especialista considera que as promessas são exageradas e irresponsáveis. “A perda de peso depende de diversos fatores, como a quantidade de calorias ingeridas, a necessidade calórica individual, o gasto energético diário e as condições de saúde da pessoa. É importante lembrar que cada organismo reage de forma diferente, e resultados tão rápidos podem não ser saudáveis ou sustentáveis a longo prazo."

Leia Também: Pequena semente contém cinco vezes mais cálcio do que leite. É fã?

Ao mesmo jornal, a nutricionista desportista Rayanne Marques alerta para os perigos das dietas restritivas. "Geralmente não promovem uma reeducação alimentar adequada", o que pode levá-lo a ganhar o peso perdido.

E não é tudo. Ambos deixam recados sobre o consumo excessivo de ovos. Rayanne recomenda não mais do que três ovos por dia. "Centrar a alimentação apenas em ovos pode provocar uma subida dos níveis de colesterol em algumas pessoas, além de limitar a variedade de nutrientes ingeridos", alerta.

Leia Também: Contra a barriga inchada, eis as dicas de ouro de uma nutricionista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas