Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 25º

Nunca desconfiou que isto pudesse ser um sinal de alergia ao verniz

Já ouviu falar de dermatite de contacto alérgica?

Nunca desconfiou que isto pudesse ser um sinal de alergia ao verniz
Notícias ao Minuto

17:20 - 22/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alergias

Comichão e irritação nas pálpebras podem indicar que sofre de alergia ao verniz. Um estudo publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia revelou que os vernizes são responsáveis por cerca de 36% dos casos de dermatite de contacto alérgica que ocorrem nas pálpebras.

A dermatite de contacto alérgica é uma doença inflamatória da pele. Surge devido ao contacto com um agente externo e, apesar de não ser uma patologia contagiosa ou sequer perigosa, pode ser incomodativa e interferir com a qualidade de vida de quem dela padece.

Leia Também: Ter um rabiosque firme e empinado sem treinar? Sim, é possível

"Na maioria das vezes, a reação não ocorre imediatamente", explica a dermatologista Mariana de Figueiredo Silva Hafner, do Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil, e autora do estudo. Por isso, "nem sempre a pessoa faz uma associação direta" entre os sintomas e a doença. O principal sintoma, explica, é o prurido, "que causa um incómodo muito grande".

"Tradicionalmente, o público feminino costuma ser mais afetado por dermatites de contato porque é mais exposto a produtos de beleza", refere a especialista, salientando que, em média, as mulheres usam 12 produtos de cosmética por dia. Contas feitas, isso significa que a pele está em contato com cerca de 168 componentes químicos diferentes.

"Às vezes, não percebemos que levamos as mãos ao rosto e isso causa um contato indireto da face com alérgenos presentes nas mãos, como os dos vernizes, o que acaba por causar a dermatite na pálpebra", afirma. A dermatologista adverte: "A manifestação clínica pode ser tanto localizada e pouco intensa, como também, em alguns casos, disseminada, em que as pessoas ficam inteiramente vermelhas e podem até ser internadas. Se não for feita uma investigação de qual é o alérgeno, o paciente não consegue livrar-se do problema".

Leia Também: Quatro coisas que faz por causa da ansiedade (sem se aperceber)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório