Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O que deve fazer para aumentar os níveis de energia (sem cafeína)

Já experimentou fazer micro pausas ao longo do dia?

O que deve fazer para aumentar os níveis de energia (sem cafeína)
Notícias ao Minuto

17:50 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Sim, leu bem. Fazer micro pausas ao longo do dia tem um impacto muito positivo nos níveis de energia. "Interromper o dia com pausas de um a dez minutos entre o trabalho, as tarefas e o facto de estar sempre em movimento pode ajudar a aliviar o stress e a ansiedade, assim como a estimulação excessiva da internet, das redes sociais e do tempo de ecrã", afirma Kamran Bedi, 'life coach', citado na Woman & Home. 

Só precisa de 10 minutos para estas pausas e pode sempre colocar alarmes no telemóvel como lembrete. Não sabe o que fazer nestes curtos intervalos de tempo? Especialistas têm sugestões muito saudáveis e que não envolvem cafeína. 

Leia Também: Sempre cansado e de mau humor? Aposte nesta vitamina

Por exemplo, Siân Winslade, outra 'life coach', recomenda que aproveite o tempo livre para beber água. "Manter uma garrafa de água por perto ajuda não só na concentração e no tempo de reação, mas também melhora a memória e o humor, e reduz as dores de cabeça, o cansaço e a ansiedade." 

Zoe Thompson, outra 'life coach, citada na mesma revista, explica que ouvir música clássica pode ajudar a aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração, algo comprovado por alguns estudos. "Música é ótima maneira de ancorar emoções específicas", acrescenta. 

Pode ainda aproveitar para meditar. "Quer escolha uma meditação guiada ou simplesmente passe algum tempo numa sala tranquila, a meditação pode ajudá-lo a concentrar-se no presente e a estar consciente dos seus pensamentos e sentimentos", explica. Danny Griffiths, um professor de ioga, aconselha, claro, o ioga. "É uma ótima forma de o trazer para o momento presente e de o ajudar a concentrar-se." 

"Mudar de ambiente permite uma maior estimulação do cérebro e melhora a concentração, reduz as hormonas do stress e melhora o humor", diz  Siân Winslade. Isto significa que pode (e deve) sair para o exterior e, idealmente, fazer uma caminhada. 

Leia Também: Qual a melhor hora para beber o último café do dia? Especialista explica

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório