Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 25º

É impossível comer apenas uma fatia desta tarte de limão

Trata-se de uma sobremesa complexa, sim, mas deliciosa.

É impossível comer apenas uma fatia desta tarte de limão
Notícias ao Minuto

22:32 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Receitas

Quer impressionar a família ou os amigos no próximo jantar? Tem de aparecer com esta tarte de limão na mão. É uma sobremesa complexa, sim, mas deliciosa. Siga as indicações do EatingWell. 

Leia Também: Foi o leitor que pediu uma receita de panquecas de maçã 'fit' e divinais?

Ingredientes: 
Para a massa
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
⅛ colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de óleo de canola
1-2 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio
1 ¼ chávena de açúcar
¼ de chávena de amido de milho
¼ de colher de chá de sal
1 ½ chávena de água a ferver
½ chávena de sumo de limão
1 ½ colher de sopa de raspa de limão 
1 ovo grande
1 clara de ovo grande
2 colheres de chá de manteiga
Para o merengue
3 claras de ovo grandes
¼ de colher de chá de creme tártaro
Pitada de sal
½ chávena de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha

Leia Também: Com três ingredientes consegue fazer este bolo em menos de nada

Modo de preparação: 
1- Para fazer a massa: Coloque a grelha do forno no nível mais baixo. Ligue o forno a 220ºC. Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela média. Derreta a manteiga numa panela pequena em lume brando. Cozinhe, rodando a frigideira, até a manteiga ficar com um tom castanho claro e aveludado, cerca de 30 segundos. Deite numa tigela pequena e deixe arrefecer. Junte o óleo. Misture lentamente a mistura de manteiga e óleo na farinha com um garfo para ficar esfarelada. Junte gradualmente água gelada suficiente para que a massa se una numa bola. Pressione a massa até formar um disco achatado.
2- Coloque a massa entre duas folhas de película aderente e enrole-a para formar um círculo com cerca de 30 centímetros de diâmetro. Retire a folha superior e inverta a massa sobre uma forma de tarte. Retire o que sobra da película. Coloque um pedaço de folha de alumínio ou papel vegetal em cima da massa e encha com feijões secos. Leve ao forno durante 10 minutos, retire os feijões e cozinhe ao longo de mais oito a 10 minutos. Deixe a massa da tarte arrefecer numa grelha enquanto prepara o recheio. Reduza a temperatura do forno para 180ºC. 
3- Para fazer o recheio: Misture o açúcar, o amido de milho e o sal numa panela média e pesada e, aos poucos, adicione a água a ferver. Coloque a panela em lume médio/alto e deixe ferver. Mexa sempre. Reduza o lume para médio/baixo e cozinhe, mexendo, durante um minuto. Retire do lume.
4- Misture, numa tigela pequena, o sumo de limão, a raspa, o ovo e uma clara de ovo. Bata uma pequena quantidade do recheio ainda quente na mistura de ovos e, em seguida, adicione ao resto do molho. Deixe ferver em lume médio, mexendo, e cozinhe durante mais 30 segundos. Junte a manteiga até derreter e despeje o recheio para a tarte cozida. Reserve enquanto prepara o merengue.
5- Para fazer o merengue: Bata três claras de ovo numa tigela grande com uma batedeira elétrica em velocidade média até ficarem espumosas. Depois, adicione o creme de tártaro e uma pitada de sal e mistura, a alta velocidade, até formar picos moles. Junte lentamente o açúcar e continue a misturar para formar picos firmes e brilhantes. Acrescente a baunilha. Espalhe o merengue em cima do recheio quente. Faça picos com uma espátula de metal, uma faca ou as costas de uma colher. Leve ao forno durante mais 15 minutos. Deixe arrefecer ao longo de duas horas. Sirva.

Leia Também: Quer uma receita de pão de banana infalível? Siga esta de Martha Stewart

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório