Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Como cuidar das suas plantas na primavera. As dicas de um especialista

A mudança de estação obriga a algumas alterações nos cuidados a ter com as plantas. O Lifestyle ao Minuto falou com André Mota, da loja Plantome, que explica o que deve fazer e os erros a evitar nesta altura.

Como cuidar das suas plantas na primavera. As dicas de um especialista
Notícias ao Minuto

08:40 - 11/04/24 por Adriano Guerreiro

Lifestyle Plantas

Chegou a primavera, a época por excelência das plantas e flores. Se tem alguns exemplares em casa, esta é a altura em que deve ter alguns cuidados especiais. Os dias mais frios terminaram, a rega deve aumentar e também deve ter algum cuidado com a exposição à luz solar.

André Mota, da loja Plantome, em Lisboa, revelou ao Lifestyle ao Minuto como é que deve tratar das suas plantas em casa durante esta primavera e antes da chegada do verão.

Por exemplo, a fertilização é um dos pontos que não deve falhar nesta altura. "É um hábito que deve ser mantido até ao final do verão", explica.

Existem algumas mudanças na planta mais evidentes nesta fase, como a cor ou o facto de ficarem mais secas?

Na primavera, muitas plantas começam a desenvolver-se, depois de abrandarem ou mesmo fazerem uma pausa no seu crescimento durante o inverno. É uma fase muito bonita de observar a natureza, quer em jardins, quer nas plantas da nossa casa.

Notícias ao Minuto André Mora é um dos responsáveis pela loja Plantome, em Lisboa© Plantome  

A quantidade de água a dar terá de ser maior nesta altura?

Sim, claro. A primavera é a altura em que a maioria das plantas começa novamente a crescer e a desenvolver-se. Portanto, devemos aumentar a quantidade de rega, e até começar a fertilizá-las. 

Quais são os principais erros que se podem cometer com as plantas nesta altura da primavera?

Muitas vezes pecamos por não preparar ou suportar o crescimento das plantas na primavera. Durante este período, as plantas necessitam de um ambiente propício e de espaço suficiente para se desenvolverem de forma saudável. Por isso, é muito importante verificar se a planta está num vaso de tamanho apropriado para a sua espécie e crescimento previsto. Além disso, é fundamental introduzir uma rotina de fertilização regular para as plantas. Sugiro fertilizar a planta de 15 em 15 dias, um hábito que deve ser mantido até ao final do verão. Assim, irão garantir que as plantas recebem todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Leia Também: Sete plantas que se adaptam muito bem à cozinha

Em dias de chuva, deixá-las no exterior a apanhar água pode ser um erro?

A água da chuva na realidade é dos melhores tipos de água que lhes podemos dar, porque não tem qualquer tratamento, nem tem os sais e minerais da água da torneira, que podem causar manchas às plantas mais sensíveis.

Nesta altura da primavera, existe uma melhor hora para regar as plantas?

Devemos evitar a hora de maior calor, não só porque pode causar um choque térmico nas plantas, como mesmo por uma questão de eficiência. Se regarmos no pico do calor, é provável que grande parte da água evapore antes de a planta a absorver. 

No inverno, as plantas podem ter apanhado menos sol. Agora, é um bom momento para colocá-las mais perto da luz natural? 

Pelo contrário, no inverno é que devemos aproximar as plantas das janelas, porque a intensidade e a duração de luz diminui. Com a chegada da primavera, devemos ter atenção se não estaremos a expor demasiado as plantas mais sensíveis ao sol direto.

Esta poderá ser uma boa altura para mudar as plantas de vaso?

É nesta altura que devemos dar espaço às plantas para se poderem começar a desenvolver. Convém não deixar o transplante para a altura do verão, já que nessa altura as plantas, à partida, estão em crescimento exponencial e durante o processo de transplantação poderemos magoá-la e condicionar assim o seu crescimento e desenvolvimento saudável.

Nesta altura do ano, quais são os tipos de vasos mais indicados?

Vasos de barro não vidrados são mais resistentes às mudanças de temperatura, por exemplo. Não aquecem tanto ao sol e retêm melhor a humidade do que um vaso de metal ou de plástico. O uso de barro sempre foi muito usado na agricultura precisamente para manter a água fresca e fornecer água ao solo de forma controlada nos meses quentes. 

Num caso mais prático, se notar que as plantas não gostaram muito do inverno e ficaram em mau estado. O que se deve fazer?

É importante não perder esperança, fazer uma poda das zonas da planta que poderão estar mortas, e esperar que a primavera traga novas forças à sua planta.

A loja Plantome fica na Rua Roberto Duarte Silva, 2A, em Lisboa. Junta várias opções de vasos e plantas que pode comprar. Está aberta de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 20 horas. Aos sábados funciona até às 18 horas.

Leia Também: Pode (e deve) usar os caroços de abacate nas plantas. Sabia?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório