Dormir com as persianas abertas pode aumentar o risco de condição grave

É a conclusão de um novo estudo feito na China.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/03/2024 19:32 ‧ 26/03/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Sim, leu bem. Dormir com as cortinas (ou persianas) abertas pode aumentar o risco de condições que afetam o fluxo sanguíneo para o cérebro, assim como de um acidente vascular cerebral, afirma um novo estudo, feito em Ningbo, na China, e disponibilizado na Stroke.

Porquê? Luzes da rua e a poluição luminosa interferem com o ciclo natural de sono e, infelizmente, a privação de sono pode sobrecarregar o coração e outros órgãos, explicam os cientistas. 

Leia Também: Fragrâncias a evitar para um sono de qualidade

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram mais de 28 mil adultos chineses. A exposição luz noturna foi avaliada por imagens de satélite e os casos de acidente vascular cerebral confirmados pelos registos médicos e certificados de óbito. 

Descobriram assim que os indivíduos mais expostos à luz do exterior, ao longo da noite, tinham um risco 43% maior de condições cerebrovasculares, em comparação com os menos expostos. Para além disto, concluíram que as pessoas com maior exposição ao óxido de azoto, ou seja, emissões de automóveis, camiões e autocarros e centrais elétricas, tiveram um risco 31% maior de desenvolver doenças cerebrovasculares em comparação com aqueles com menor exposição.

Jian-Bing Wang, um dos autores do estudo, citado em comunicado, explica que os "níveis mais elevados de exposição a luz artificial externa ao longo da noite podem ser um fator de risco para doenças cerebrovasculares". Tendo isto em conta, "aconselha as pessoas, especialmente aquelas que vivem em áreas urbanas, a considerarem a redução dessa exposição para se protegerem do seu potencial impacto prejudicial". 

Leia Também: Dormir nesta posição tem um impacto negativo no sono. Sabia?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas