Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Chefe Jamon: De estagiário na melhor cozinha do mundo a estrela nas redes

Falámos com Tiago Amorim, mais conhecido como Chefe Jamon, sobre o sucesso que tem vindo a colher, as críticas gastronómicas com um toque de humor e as receitas que causam discórdia nas redes sociais.

Chefe Jamon: De estagiário na melhor cozinha do mundo a estrela nas redes
Notícias ao Minuto

08:45 - 27/03/24 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Gastronomia

Quem gosta de comida (e de humor) já ouviu falar de Tiago Amorim ou, pelo menos, do seu alter ego nas redes sociais: o Chefe Jamon. Durante os últimos anos tem conquistado o coração e o estômago dos portugueses no Instagram, no X (antigo Twitter) e no YouTube, com receitas incríveis, por vezes polémicas, assim como pequenas críticas a produtos de supermercado. Como é que tudo começou? 

Este jeito para a cozinha começou a manifestar-se cedo, quando tinha apenas sete anos, décadas antes dos perfis nas redes sociais, explica Tiago, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, mencionando uma das suas "memórias mais antigas".

É uma história muito simples, os pais saíram para fazer compras, ficou sozinho em casa, a fome 'apertou' e decidiu fazer um hambúrguer. "Nem sequer foi no fogão, foi numa daquelas botijas de 'camping' gás porque era baixinho e não conseguia chegar ao fogão", conta.

Leia Também: "Temos potencial para estar entre as melhores gastronomias do mundo"

Início da carreira 

Mais tarde, quando acabou o nono ano, a mãe tentou convencê-lo, sem êxito, a inscrever-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira, mas, "além de ser um bocadinho longe de casa", não queria separar-se dos amigos, explica. "Se calhar, olhando para trás, não foi a melhor escolha, mas tudo resultou no fim", confidencia.

Notícias ao Minuto© Tiago Amorim

Com cerca de "20 e poucos anos", e depois de trabalhar em algumas pastelarias, tirou finalmente um curso numa Escola de Hotelaria e Turismo, não em Santa Maria da Feira, mas no Porto. Foi uma experiência intensa que incluiu, entre outros destaques, uma passagem por um dos melhores restaurantes do mundo: o NOMA, na Dinamarca. 

Foi com dois colegas de áreas diferentes, mas na cozinha do restaurante estavam "todos a fazer a mesma coisa, independentemente do curso", explica. "Senti que não estávamos preparados para aquele ritmo." Falando ainda da sua experiência revela que, na altura, trabalhavam muitos estagiários no restaurante que "tratavam de toda a 'mise en place' e depois os cozinheiros finalizavam".

Percurso nas redes sociais

Infelizmente, mesmo com todas as experiências de trabalho, confessa que não se sentia realizado e decidiu começar a partilhar algumas das suas receitas na rede social Reddit, com o nome foreverjamon. "Gosto muito de presunto", realça. 

Nesta altura, "tirava fotos à comida e ao processo e depois partilhava com uma descrição humorística". Começou a receber 'feedback' muito positivo e pensou: "Espera lá, tenho aqui qualquer coisa". Então começou a apostar cada vez mais em conteúdo, mas a certa altura sentiu que não conseguia crescer mais nesta rede social e, por isso, criou contas em outras: Facebook, Instagram e até um website. Todas elas com o nome Chefe Jamon

Leia Também: Da nova temporada na TV à estrela que não chegou: "A seu tempo virá"

Foi no mesmo ano, em 2017, que decidiu começar a sua aventura também no YouTube e, assim, descobriu a "paixão pelo vídeo" e pela edição, além de conseguir enaltecer a que tinha pela comida. Hoje em dia, concilia as duas carreiras, a partir de casa, onde continua a produzir conteúdo próprio e muito original.

Agora, foca-se mais nos vídeos do Instagram, os Reels. "São mais curtos, rápidos e sinto que são mais bem digeridos e tenho crescido mais lá", realça. Mas, eventualmente, continuará a sua aposta nos vídeos para o YouTube porque incentivam mais a sua criatividade. "Tenho mais liberdade criativa." 

'Reviews' no X (antigo Twitter) 

Quem segue o Chefe Jamon está familiarizado com as 'reviews' rápidas e com um toque de comédia que publica regularmente no X (antigo Twitter) sobre produtos de grandes superfícies e pratos de restaurantes.

Esta ideia começou, novamente, com algo simples, relata. "Estava em casa a trabalhar e como não me apetecia cozinhar mandei vir uma francesinha." Quando recebeu a francesinha percebeu que o molho tinha sido enviado dentro de uma garrafa de água e pensou: "ok, tá fixe".

"Partilhei as fotografias da francesinha e fiz uma espécie de 'review' num fórum de tecnologia que eu costumo frequentar, o ZWAME, e as pessoas gostaram", explica. Decidiu, então, passá-la para o Twitter e obteve reações muito positivas. "Por alguma razão escrevi na pontuação que tornava a mamar e a partir daí aquilo começou a bater, as pessoas acharam graça". Tornou-se rapidamente a sua frase de marca. 

Tiago faz as suas críticas sobre produtos mais acessíveis porque gosta de "experimentar as coisas novas". "Sou muito aventureiro e sinto que na altura havia muitas pessoas que tinham receio de provar coisas novas porque tinham medo de não gostar." Decidiu começar a provar as coisas para que as pessoas não gastem dinheiro, ou seja, nas suas próprias palavras: "Eu mamo para vocês não terem de mamar". 

Receitas polémicas 

O sucesso nas redes sociais resulta, na maioria das vezes, em comentários positivos e negativos. "Quando comecei a fazer as 'reviews' apareciam uns comentários menos agradáveis", conta. Por exemplo, "apareciam pessoas que faziam 'retweets' e diziam para eu me matar". 

"Eu até andei no psicólogo por causa disso e de outras coisas", partilha, tendo acabado por perceber que "os comentários dizem mais das pessoas que os fazem do que de mim". E todas estas críticas servem para 'alimentar' a sua criatividade para desenvolver as suas receitas mais polémicas.

É o caso do pastel de nata francesinha, o éclair francesinha, os rissóis de francesinha, o ramen de fracesinha e ainda, mais recentemente, uma bola de berlim de francesinha. Garantindo que sim, todas as criações são "comestíveis" para não desperdiçar comida. 

Melhores receitas

Claro, além das receitas que resultam em discórdia, também já desenvolveu e partilhou muitas outras. Entre as mais populares nem sempre estão as polémicas. Geralmente, no Instagram, "as receitas que têm mais visualizações e comentários costumam ser as tradicionais".  

Entre as receitas mais elogiadas estão, sem dúvida, as bifanas à moda do Porto, o pão de ló de Ovar na 'air fryer', assim como o bacalhau com natas, também na 'air fryer'.

Leia Também: "Alegria tremenda. Soube muito bem ganhar e ser reconhecido pelo mundo"

Tiago explica que não utiliza muito o forno por ser a gás, ou seja, não cozinha de uma forma muito uniforme. E, na realidade, as pessoas parecem adorar as receitas na 'air fryer', muitas já compraram o mesmo modelo que usa nos vídeos. Recebe sempre muito feedback e testemunhos de seguidores que testam as receitas e aprovam. 

Faz tudo sozinho, mas, de vez em quando, aparecem umas mãos mais pequenas a ajudar nos seus vídeos. É o filho que "gosta de dar uma ajuda". Tem como objetivo ensinar-lhe tudo e e incentivá-lo a ajudar cada vez mais na cozinha, especialmente quando for mais velho, "para, pelo menos quando chegar à faculdade, não comer só massa com atum". 

Futuro 

"O meu planeamento passa por ir ao supermercado e pensar 'o que é vou fazer hoje'", confessa. Sobre a possibilidade de abrir um restaurante tem muitas dúvidas. "Já pensei nisso, mas não sei, gosto de dormir descansadinho à noite, sem ter de me preocupar se vou ter dinheiro para pagar salários." 

Está, no entanto, disponível para eventos 'pop-up' e inclusive, há pouco tempo, organizou um onde as bifanas estiveram em destaque, em parceria com o Bolinhos do Jorge, no Porto. 

Leia Também: Mulher portuguesa Michelin? "Há muita vontade de festejar essa vitória"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório