Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Mulher portuguesa Michelin? "Há muita vontade de festejar essa vitória"

A chef Marlene Vieira participou num debate do Guia, no Museu de Portimão, no Algarve, e respondeu a uma pergunta do Notícias ao Minuto. O chef José Avillez foi outro dos intervenientes.

Mulher portuguesa Michelin? "Há muita vontade de festejar essa vitória"

Será que é desta que Portugal terá um restaurante com estrela Michelin chefiado por uma mulher? Num debate sobre o Guia realizado no Museu de Portimão na manhã desta terça-feira, a chef Marlene Vieira revelou que tinha essa ambição e que é algo que já fazia falta ao país.

"Portugal merece muita coisa. Temos muita vontade de festejar essa vitória [uma mulher portuguesa com estrela Michelin]. Temos vontade de comemorar as nossas heranças. Sinto um bocadinho esse peso e existe uma vontade muito grande", revelou a chef.

Ainda assim, deixou no ar que pode não ser desta que Portugal consegue esse feito, nesta que será a primeira edição do Guia Michelin exclusivamente portuguesa - até aqui tinha sido sempre feita em conjunto com Espanha.

"O selo da Michelin é qualidade e não vejo razão para não querer ter esse selo. Tenho espírito de sobrevivência e gosto de ter as expectativas em baixo. Sabemos que é um caminho, um caminho das mulheres em Portugal. Como é um caminho que começou há pouco tempo, este pode ainda não ser o momento."

Leia Também: Travessas de marisco a preços especiais? Sim, em Matosinhos é possível

Não obstante, no começo da sua intervenção, deixou uma dica a quem é responsável pelo Guia. "Quero agradecer à Michelin por dar palco a uma mulher cozinheira, obrigado por isso", começou por dizer.

Só dar bacalhau aos turistas?

O Valor da Gastronomia na Experiência Turística foi o tema deste primeiro debate do Guia Michelin realizado em Portugal, moderado pelo jornalista Paulo Salvador. O turismo e a restauração estiveram em destaque e foram outros dos assuntos questionados ao painel presente.

Marlene Vieira revelou que gosta sempre se dar mais do que bacalhau aos turistas que visitam os seus restaurantes. "Às vezes faço birra e não dou bacalhau aos brasileiros, acho que o país tem muito mais para mostrar."

Mais à frente na conversa, voltou a falar do mesmo assunto. "Sou empresária, porque tive de ser, mas a minha principal função é ser cozinheira e gritar ao mundo que Portugal tem muita coisa boa."

Notícias ao Minuto O chef José Avillez também participou no debate em Portimão© Grupo José Avillez  

O que é preciso mudar para atrair mais turistas?

O chef José Avillez foi outro dos participantes no debate. Revelou que, entre outros aspetos, apostar na qualidade é essencial, especialmente na oferta dos mercados no centro das cidades. 

"O que queremos fazer daqui para a frente é apostar na qualidade. Na formação, sem dúvida, dar atenção aos produtores e aos ingredientes. A qualidade dos mercados no centro das cidades também tem de melhorar."

Deu o exemplo do Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, em Lisboa. "Olhamos para o Mercado da Ribeira e vemos uma oferta muito fraca em termos de qualidade dos produtos. Não tanto no peixe. Ainda assim, não há respeito pela sazonalidade em praticamente todas as bancas. O mais grave é mesmo o acesso ao produto em zonas urbanas."

Está a chegar a primeira gala Michelin exclusivamente portuguesa

A 27 de fevereiro, Portugal recebe a primeira gala Michelin exclusivamente nacional. É no Palácio de Congressos NAU Salgados, em Albufeira, que irá acontecer a revelação das novas estrelas nacionais para o Guia de 2024.

Neste mesmo dia, haverá também um jantar especial preparado por sete chefs coordenados por Dieter Koschina e João Oliveira.

Leia Também: Sete chefs preparam jantar da primeira gala portuguesa do Guia Michelin

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório