Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"Fator fundamental para criação de rotinas saudáveis é a repetição"

Num texto assinado por si, em exclusivo para o Lifestyle ao Minuto, o campeão do mundo de futebol praia Madjer reforça a importância do combate ao sedentarismo e incentiva à adoção de rotinas saudáveis.

"Fator fundamental para criação de rotinas saudáveis é a repetição"
Notícias ao Minuto

15:35 - 05/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Desporto

Em 2020, o relatório 'Portugal Ativo - Recomendações para a Promoção da Atividade Física e Redução do Sedentarismo', realizado pela Direção-Geral da Saúde, constatou que cerca de 60% da população portuguesa não praticava atividade física suficiente para manter uma vida saudável, o que revela uma preocupante tendência de sedentarismo, que está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, osteoporose, entre outros. 

Como desportista, acredito firmemente na importância de cultivar hábitos saudáveis através da prática regular de atividade física. Esses hábitos, não apenas contribuem para melhorar o desempenho atlético, mas também têm um impacto significativo na saúde geral e no bem-estar.

Leia Também: Há um detalhe na fala que ajuda a prever risco de demência, diz estudo

A prática regular de atividade física não só fortalece o corpo, mas também fortalece a mente. Aumenta a resistência, promove a flexibilidade e a agilidade e é fundamental para manter um peso saudável. Além disso, a atividade física tem um impacto positivo na saúde e ajuda a:

  • Melhorar a saúde cardiovascular: o exercício físico regular pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas uma vez que diminui a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol e fortalece o coração; 
     
  • Fortalecer os ossos e músculos: o exercício físico, especialmente o treino de resistência e exercícios de peso, pode fortalecer ossos e músculos, prevenindo a perda óssea e de massa muscular relacionada à idade;
     
  • Melhorar a saúde mental: o exercício físico regular está associado a uma redução do stress, ansiedade e depressão, além de promover o bem-estar emocional e melhorar a qualidade do sono.

Ao criar hábitos saudáveis sustentados pela prática de atividade física, estamos a investir no futuro e estamos a dar ao nosso corpo e mente as ferramentas necessárias para prosperar a longo prazo. Esses hábitos não se limitam apenas à prática de desportos competitivos e podem incluir atividades como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou até mesmo dançar.

Leia Também: Cientistas descobrem suplemento que pode melhorar a memória em três meses

O primeiro passo para combater o sedentarismo é capacitarmo-nos mentalmente e lutarmos contra os maus hábitos: na verdade, acredito que um fator fundamental para a criação de rotinas saudáveis é a repetição - pelo que devemos estar mentalmente orientados para o compromisso. Esta educação é fundamental, especialmente nas faixas etárias mais novas, com o intuito de estabelecer hábitos saudáveis que podem durar toda a vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os adultos devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, ou 75 minutos de atividade física vigorosa, ou uma combinação equivalente de ambas - recomendações que visam melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o risco de doenças crônicas, controlar o peso, fortalecer os músculos e ossos, além de contribuir para a saúde mental e emocional.

Além disso, é importante lembrar que a prática de atividade física não é apenas uma questão individual, mas também tem um impacto positivo na sociedade como um todo. Ao adotar hábitos saudáveis, estamos também a contribuir para a promoção de estilos de vida mais saudáveis na comunidade e a inspirar os outros a fazerem o mesmo.

Na prática de atividade física é importante conhecer o nosso corpo e manter a carga física adequada à idade e possíveis limitações.

Leia Também: Médico sugere hora exata a que deve fazer cada refeição para emagrecer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório