Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Guardar a alface no frigorífico diminui o risco de contaminação perigosa

É a conclusão de um estudo feito nos Estados Unidos.

Guardar a alface no frigorífico diminui o risco de contaminação perigosa
Notícias ao Minuto

17:46 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Sim, os vegetais de folhas verdes são fontes importantes de fibras alimentares e nutrientes, infelizmente, são capazes de acumular certos agentes patogénicos nocivos. Mas, segundo um novo estudo, feito nos Estados Unidos, colocar a alface no frigorífico diminui significativamente o risco de contaminação por E. coli.

Para a investigação, disponibilizada na Food Microbiology, os cientistas decidiram analisaram alguns fatores como a temperatura e que têm impacto no risco de contaminação por E. coli em cinco vegetais: dois tipos de alface, espinafres, couve 'kale' e couve-galega.

Leia Também: Como manter uma salada embalada fresca durante mais tempo

Graças a algumas experiências com temperatura, os investigadores descobriram que "à temperatura ambiente ou superior, a E. coli cresce muito rapidamente na alface, mas se a alface for refrigerada a 4° C, verifica-se um declínio acentuado na população de E. coli"

Já no caso da couve 'kale' e da couve-galega os resultados foram opostos. Ou seja, nestes vegetais, "a E. coli cresce mais lentamente sob temperaturas mais quentes, mas se já estiver presente, pode sobreviver mais tempo sob refrigeração", explicam os cientistas. Mesmo assim, os investigadores concluíram que a couve 'kale' e a couve-galega estão, no geral, menos suscetíveis à contaminação por E. coli do que a alface.

Claro, além disso, estes vegetais são normalmente cozinhados, o que elimina ou inativa a E. coli, mas a alface consome-se crua. Lavar a alface ajuda imenso, mas não remove todas as bactérias devido à sua forte fixação na folha, acrescentam. 

Leia Também: Se guardar a alface assim, vai ver que dura mais tempo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório