Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Em risco de doenças cardiovasculares? Questionário online responde

Trata-se de uma proposta de Hélder Dores, um cardiologista, com a aprovação da Comissão de Ética da NOVA Medical School, e tem como objetivo avaliar o risco cardiovascular da população portuguesa.

Em risco de doenças cardiovasculares? Questionário online responde
Notícias ao Minuto

16:40 - 15/01/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Doenças cardiovasculares representam 30% das mortes em Portugal. Sabia? Tendo isto em conta, Hélder Dores, um cardiologista, com a aprovação da Comissão de Ética da NOVA Medical School, criou o estudo RADICAL (RAstreio DIgital do risco CArdiovascuLar). Qual é o objetivo? Conseguir avaliar o risco cardiovascular da população portuguesa.

Qualquer um tem a oportunidade de participar neste importante e inovador estudo. Aliás, "em Portugal, não existia, até à data, uma ferramenta que permitisse a qualquer indivíduo identificar o seu risco cardiovascular, sem recurso a uma consulta médica", lê-se em comunicado. 

Leia Também: A forma de evitar 80% das doenças cardiovasculares nas mulheres

Quer participar? Basta preencher um questionário online com 23 perguntas, uma duração de cerca de cinco minutos, e que abrange múltiplos fatores de risco cardiovascular, "tais como a idade, o peso, os hábitos alimentares e a pressão arterial", lê-se em comunicado. 

É necessário que os participantes tenham idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos e não tenham história de doença cardiovascular.

De acordo com Hélder Dores, "aproximadamente 80% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por alteração do estilo de vida e controlo adequado dos fatores de risco cardiovascular, sendo que uma em cada três mortes pode ser evitada". Mesmo assim, “a prevenção é subvalorizada e muitos indivíduos apresentam um mau controlo dos fatores de risco cardiovascular”. 

Leia Também: Atenção a estes sinais indicadores de colesterol (perigosamente) alto

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório