Quer uma barriga lisa? Inclua estes 10 alimentos na lista de compras

São (quase) obrigatórios.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/11/2023 18:32 ‧ 15/11/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Peso

"Excesso de gordura não é bom para a sua saúde", explica a Harvard Health Publishing, citada no BestLife, independentemente do tipo de corpo de cada um. Felizmente, com exercício, e uma alimentação saudável, consegue lutar contra a gordura a mais.

Aliás, mais especificamente, especialistas em nutrição e exercício, mencionados no mesmo 'website', fizeram uma lista com 10 alimentos que ajudam a combater a gordura na barriga. 

Leia Também: O plano de sete exercícios que ajuda a tonificar a barriga

1- Vegetais de folhas verdes

Por exemplo, "alimentos como espinafres, couves e acelgas têm poucas calorias, mas estão repletos de fibras, o que ajuda a manter a sensação de saciedade", diz Andrew White, um 'personal trainer' certificado, especialista em fitness e cofundador do Garage Gym Pro; 

2- Carnes magras e peixe

Normalmente, "o peito de frango, o peru e o peixe como o salmão não só ajudam a sentir-se saciado como também têm um elevado efeito térmico, o que significa que o seu corpo utiliza mais energia para os digerir. Isto pode aumentar a sua taxa metabólica e ajudar na perda de peso", acrescenta. 

3- Legumes

Feijões, lentilhas e grão-de-bico são "uma fonte poderosa de fibras e vitaminas que podem estabilizar o açúcar no sangue, combater a fome e apoiar a manutenção muscular, o que contribui para um abdómen mais liso", afirma Tamba Monrose, engenheiro química, formador e nutricionista. 

Leia Também: Cinco erros que comete no dia a dia e que são razões para não emagrecer

4- Ovos

"São uma ótima fonte de proteína, que é conhecida por aumentar o metabolismo e ajudar na perda de gordura. Comer ovos ao pequeno-almoço pode ajudá-lo a sentir-se saciado durante mais tempo, o que, por sua vez, pode reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia", explica Krutika Nanavati, um dietista. 

5- Grãos integrais

"Quinoa, arroz integral e aveia, têm um índice glicémico baixo, o que significa que não aumentam o açúcar no sangue tanto como os cereais refinados. Este açúcar no sangue mais estável ajuda a controlar o apetite e atrasa os sinais de fome", afirma. 

6- Frutos secos e sementes

Geralmente, "as amêndoas, as sementes de chia e as sementes de linhaça contêm gorduras saudáveis e proteínas, que são essenciais para a gestão do peso. São densas em energia e ricas em nutrientes, fornecendo antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação", diz Andrew White. 

7- Chá verde

"É amplamente conhecido pela sua capacidade de aumentar o metabolismo e queimar gordura, especialmente na zona da barriga. Isto deve-se à presença de um poderoso antioxidante chamado EGCG", esclarece Krutika Nanavati.

Leia Também: Ajuda a emagrecer e tem mais fibra. O pão que deve ter sempre em casa

8- Probióticos

Andrew White explica que "o iogurte, o kefir e o chucrute são ricos em probióticos, que ajudam a manter um intestino saudável. Um sistema digestivo que funcione bem é crucial para a perda de peso e pode evitar o inchaço que faz com que a barriga pareça maior".

9- Frutos vermelhos

"O seu conteúdo em fibra ajuda a saciar e a melhorar a saúde digestiva, enquanto os seus antioxidantes podem ajudar a reduzir a inflamação, que está frequentemente associada ao aumento de peso e ao inchaço". 

10- Abacates

"São ricos em gorduras monoinsaturadas, fibras e potássio, todos eles direcionados para a gordura visceral, ligada à diabetes e às doenças cardíacas", diz Nanavati.

Leia Também: A forma mais simples e eficaz de fazer abdominais e tonificar a barriga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas