Sintomas da doença ginecológica que levou Marília Gabriela a ser operada

Foi diagnosticado um prolapso genital à famosa apresentadora e atriz brasileira, de 75 anos.

Notícia

© 4Imagens/Getty Images

Notícias ao Minuto
23/10/2023 20:49 ‧ 23/10/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Marília Gabriela, de 75 anos, fez uma confissão nas redes sociais ao revelar que foi submetida a um cirurgia devido a um prolapso genital, uma disfunção do pavimento pélvico. A conhecida apresentadora e atriz brasileira estava com viagem marcada para Londres, com passagem pela capital portuguesa, onde iria encontrar-se com Aguinaldo Silva, autor de novelas como 'Senhora do Destino', onde interpretou a jornalista 'Dona Josefa'.

"Os órgãos pélvicos são constituídos pela vagina, útero, bexiga, uretra e reto. São suportados e mantidos na sua posição anatómica normal pelo pavimento pélvico, constituído essencialmente pelos ossos da bacia, músculos e por tecido conjuntivo especializado chamado fascia. Se o suporte muscular e/ou fascia romperem ou enfraquecerem inicia-se o processo de formação do prolapso genital", pode ler-se no portal do grupo Lusíadas.

Leia Também: Gonçalo sofre de doença incurável. Quer ser exemplo de superação

"No dia 2 deste mês de outubro, eu viajaria para Londres, com uma esticadinha em Lisboa. Um encontro com meu querido Aguinaldo Silva para assistir a algumas peças de teatro daquelas que ficam para a história da nossa vida. Pois é. Não viajei. Tive sintomas de um prolapso genital, que eu não conhecia", conta Marília Gabriela, através de um vídeo partilhado na rede social Instagram.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por @gabi_mariliagabriela

Dois dias depois de receber o diagnóstico, foi submetida a um procedimento cirúrgico, que se destina a "corrigir os defeitos do pavimento pélvico, para garantir uma restauração anatómica e funcional dos órgãos atingidos", explica o grupo Lusíadas. "Soube através dele (do cirurgião) que esse tipo de prolapso é bastante comum entre mulheres que tiveram partos normais e/ou super bebés. Eu tive os dois. Partos normais e bebezões. Até que as consequências demoraram a me atingir. Não vou reclamar", diz a apresentadora.

Quanto a sintomas, "muitas vezes não existem", afirma o grupo Lusíadas, acrescentando que "quando se manifestam podem ser ligeiros ou de tal maneira graves que impedem uma boa qualidade de vida". Sensação de massa ou peso pélvico e de uma bola na vagina, dores pélvicas e/ou lombares, perda de urina com o esforço, queixas de disfunção sexual e de pressão pélvica que se agravam com o esforço, posição de pé, tosse e no final do dia são alguns deles.

Leia Também: Viver com insuficiência cardíaca. Um testemunho na primeira pessoa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas