Levantamos a ponta do véu sobre a decoração do casamento real português

A poucas horas do primeiro casamento da família real portuguesa em mais de 25 anos, entre a infanta Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins, o Lifestyle ao Minuto foi conhecer alguns dos detalhes da decoração.

Notícia

© Casa Real Portuguesa

Ana Rita Rebelo
07/10/2023 08:29 ‧ 07/10/2023 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle

Casamento Real

Muitos portugueses aguardam já ansiosamente pela boda do ano. Aos 26 anos, a Infanta Maria Francisca, filha dos duques de Bragança, sobe ao altar este sábado, 7 de outubro, para trocar votos com o advogado Duarte de Sousa Araújo Martins, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra. São esperados mais de 1.200 convidados para assistir ao enlace, digno de conto de fadas, com início pelas 15 horas.

Passaram mais de 28 anos desde o último casamento da família real portuguesa, a 13 de maio de 1995, entre Duarte Pio e Isabel de Herédia, os pais da Infanta. A expetativa é grande e nada foi deixado ao acaso. 

A cerimónia está a ser preparada há meses por uma "super equipa", conta ao Lifestyle ao Minuto a 'wedding planner' Ana Ferreira dos Santos, da empresa produtora de eventos Festa Aluga, responsável pela decoração do evento. "Temos vários grupos e cada um trata de um pelouro - desde o protocolo nos vários momentos do acontecimento ao guião", explica, sublinhando que "existem muitas regras".

"Um casamento real só por si acresce uma responsabilidade diferente. A família Bragança representa um legado da nossa história como Pátria e o próprio país olha para este casamento como um acontecimento." "Estamos muito felizes e honrados por participar neste casamento", confessa.

Notícias ao Minuto Ana Ferreira dos Santos© Festa Aluga

A mãe, Isabel de Herédia, esteve envolvida em todo o processo, juntamente com a Infanta, sempre "muito presente", mas Ana Ferreira dos Santos revela que os noivos "não fizeram nenhuma exigência especial". Pelo menos, nada que se compare a "uns noivos que queriam fazer o casamento num castelo em ruínas" ou a "três dias seguidos de festa em várias tendas, com tudo o que há numa feira popular", como a Festa Aluga já chegou a organizar. "Não são nada complicados. No fundo, confiaram nas pessoas que escolheram para os ajudar a concretizar este dia tão importante nas suas vidas." 

Decoração e convidados

O 'segredo' da decoração deste casamento, diz a 'wedding planner', foi "conciliar simplicidade com sofisticação e bom gosto. Saber aproveitar o espaço sem anular o que tem de bonito".

Depois de os noivos estarem oficialmente casados, vai decorrer um jantar de gala, em Sintra, na casa dos pais da noiva, onde estarão presente cerca de 400 convidados. Sem desvendar muitos pormenores, para não estragar o fator surpresa, a responsável de decoração da cerimónia adianta que as festividades irão decorrer no interior de uma tenda totalmente iluminada e transparente, com o objetivo de tirar partido do jardim. A loiça, em tons de azul, será Vista Alegre.

Na véspera, dia 6, realizou-se um arraial, também em Sintra. Além das várias zonas 'lounge', de destacar as mesas decoradas com chitas de Alcobaça e loiça desenhada pela Festa Aluga, com elementos que remetem para a herança portuguesa.

Notícias ao Minuto Ambientes que serviram de inspiração para o casamento real português.© Festa Aluga

O casamento real português será emitido em direto este sábado, a partir das 14:30, na TVI. Poderá acompanhar tudo em Fama ao Minuto.

Leia Também: Maria Francisca sobre pedido de casamento: "O Duarte falou com o meu pai"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas