Casamento 'por um fio'? Os principais motivos que levam ao divórcio

Especialistas apontam as razões mais comuns que fazem com que duas pessoas se separem depois de vários anos juntas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/10/2023 07:03 ‧ 06/10/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Relações

O ano de 2023 está a ser rico em finais de relações. Umas mais duradouras do que outras, a verdade é que também casamentos de longos anos também chegam ao fim. O 'website' Metro falou com diversos especialistas para perceber os motivos mais comuns que levam a separações de casais que estavam juntos há muito tempo.

Mig Bennett, conselheiro da Therapy Finders, Anuradha Kurl, da Crisp & Co, e James Maguire, da Maguire Family Law, foram alguns dos especialistas ouvidos.

Dinheiro

"Quando uma família enfrenta dificuldades financeiras, pode haver ressentimento entre as partes. Pode acontecer também quando uma pessoa não está a trabalhar ou se a outra pessoa tiver perdido o emprego", diz Anuradha Kurl.

Infidelidade

"Os clientes nem sempre levantam a questão inicialmente. Houve ocasiões durante o processo em que se tornou evidente que uma das partes está a viver com outra pessoa ou iniciou um novo relacionamento", conta a advogada Anuradha Kurl.

Leia Também: Está numa relação? Eis quatro sinais que mostram que não é valorizado

Vícios ou mau comportamento

Álcool, drogas e criminalidade são alguns dos motivos mais comuns, revela James Maguire. "Como no alcoolismo, só se pode ajudar até certo ponto, a menos que alguém queira mudar."

Falta de intimidade

"A minha experiência é que a maioria, mas não todas, das mulheres precisa de sentir-se acarinhada para se sentir sensual. Os homens geralmente, mas nem sempre, sentem-se acarinhados através do sexo", conta Mig Bennett.

Não ouvir o outro

"Vejo comunicação deficiente o tempo todo. É um jogo de pingue pongue de ataque, defesa, culpa e de superação", continua.

Abuso

"O abuso económico e emocional às vezes pode ser mais sutil, e isso inclui coisas como o controlo de comportamento, mas também o facto de pagar as contas, como a luz e o gás."

Leia Também: O que acontece ao corpo quando deixa de ter relações sexuais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas