Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 16º

Fazer exercício a estas horas pode ajudar a reduzir o risco de diabetes

É a conclusão de um novo estudo.

Fazer exercício a estas horas pode ajudar a reduzir o risco de diabetes
Notícias ao Minuto

14:37 - 21/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

Há uns tempos, um estudo descobriu que os treinos matinais ajudam a emagrecer mais depressa e, agora, outra investigação sugere que fazer exercício físico de manhã, ou de tarde, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2. 

Leia Também: Tomar aspirina diminui o risco de diabetes? Nova investigação responde

Sim, o estudo encontrou uma ligação entre a atividade física diurna, e uma diminuição no risco desta doença independentemente da idade, do rendimento ou da formação académica do indivíduo. Já o exercício noturno não conseguiu o mesmo impacto, sugere a investigação disponibilizada na Diabetologia, e citada no StudyFinds. 

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram mais de 90 participantes, todos eles britânicos, com uma média de idade de 62 anos e, claro, nenhum estava diagnosticado com diabetes tipo 2. Todos foram monitorizados ao longo de uma semana. 

Cada atividade física do dia reduzia o risco de diabetes em 10% e o mesmo não aconteceu durante a noite. Mas, a equipa especula que fatores relacionados com o estilo de vida, como a duração do sono e a dieta, são capazes de ter impacto no volume de exercício realizado em diferentes alturas do dia, o que afeta os resultados. 

"Os nossos resultados confirmam que a atividade física total, mas não a sua consistência ao longo da semana, pode ser um fator importante e com impacto no risco de diabetes tipo 2", explica o líder do estudo.

Leia Também: Sinais de alerta que indicam que está em risco de diabetes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório