Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Olha a bolinha! Pode comer bolas de Berlim, mas só se seguir estas dicas

Vão ajudá-lo a manter uma boa saúde oral.

Olha a bolinha! Pode comer bolas de Berlim, mas só se seguir estas dicas
Notícias ao Minuto

13:40 - 27/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Falar do verão português sem mencionar bolas de Berlim é praticamente impossível. Estas bolinhas de massa frita com creme, sem creme e tantos outros recheios fazem as delícias de quem vive por cá e dos turistas. São o terceiro doce mais vendido nas pastelarias portuguesas, mas há quem diga que o sabor desta gulodice atinge o expoente máximo quando é degustado na praia.

Leia Também: Pela sua saúde, tem mesmo de fazer estas (incríveis) trocas alimentares

Tradicionalmente cobertas com açúcar, este pequeno doce tradicional conforta o estômago - e o coração -, mas, quando consumidas em excesso, pode ter efeitos significativos na saúde oral. Para garantir que os portugueses continuam a comer todas as bolinhas a que têm direito, mas sem comprometer a saúde oral, a Impress partilha três dicas que prometem fazer a diferença no sorriso de verão. 

1- Incluir as bolas de Berlim nas refeições. Sim, leu bem

Desfrutar do sabor de uma boa bola de Berlim implica escolher de forma inteligente a altura em que a comemos. A tentação surge a toda a hora, mas a melhor hora para comer uma Bola de Berlim é durante as refeições. "Durante uma refeição, há um aumento da produção de saliva, que ajuda a remover as partículas de alimentos e a neutralizar os ácidos da boca, reduzindo o impacto nos dentes. Assim, bolas de Berlim podem ser as melhores sobremesas para almoços e jantares, ao invés de um lanche independente."

Leia Também: Continua a desperdiçar as sementes do tomate? Olhe que são benéficas

2- Escolher alternativas com menos açúcar

Bolas de Berlim há muitas e para todos os gostos. Depois das clássicas com e sem creme, surgem agora alternativas não só para os que procuram recheios ainda mais gulosos, mas também para os que preferem opções menos calóricas. Igualmente saborosas, bolas de Berlim com massa de alfarroba, por exemplo, e outras opções menos açucaradas podem fazer as delícias dos amantes desta especialidade e preservar um sorriso mais saudável.

3- Higienizar a boca e mascar pastilha sem açúcar

Para quem usa aparelho fixo, comer uma bola de Berlim pode ser um desafio, não existindo depois forma de lavar os dentes, mas para quem utiliza alinhadores invisíveis, basta tirá-los e voltar a colocá-los depois. Ainda assim, a higienização no pós é essencial.  O problema é que, sendo este doce tipicamente consumido nas praias, estas práticas nem sempre são possíveis. Mas não faz mal. "A chave para garantir uma limpeza da boca após comer bolas de Berlim consiste em mascar pastilha elástica, preferencialmente sem açúcar, para poder estimular a produção de saliva e ajudar a neutralizar os ácidos na boca."

Leia Também: Se não quer passar o verão a lamentar os quilos a mais, coma isto

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório