Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

'Psst'! Foque-se nisto. Estes alimentos têm impacto na concentração

Consegue ler este artigo até ao fim sem se distrair?

'Psst'! Foque-se nisto. Estes alimentos têm impacto na concentração
Notícias ao Minuto

07:48 - 14/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Apesar de estar fortemente associada às crianças, a hiperatividade e défice de atenção também pode afetar adultos. Dificuldade em terminar tarefas, em memorizar, inquietação e baixa autoestima são alguns dos sinais de alerta. Felizmente, a alimentação pode ajudar a controlar os sintomas, como explica o psiquiatra Philipe Diniz, do Instituto Nutrindo Ideais, do Brasil, ao jornal Metrópoles. 

"É preciso avaliar individualmente a dieta de alguém com PHDA [Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção] para avaliar, por exemplo, a quantidade segura de açúcar. A substância é quase proibida, já que altera bastante o metabolismo por ser uma grande fonte energética", diz.

Leia Também: O alimento que deve evitar dar às crianças. É preciso ter muita atenção

Peixes como o salmão, sardinha e atum, frutas e vegetais frescos como espinafres, brócolos, laranjas, abacate, mirtilos e morangos, proteínas magras, grão integrais, nozes e sementes são recomendados. Por outro lado, deve limitar o consumo destes alimentos abaixo:

1- Açúcares refinados

Alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes e sumos açucarados, podem resultar em picos e quedas de açúcar no sangue, o que pode impactar a energia e a concentração. 

2- Cafeína

Não se deixe enganar. A cafeína pode até proporcionar aquele 'boost' de energia, mas esse efeito é temporário. Em excesso, pode causar agitação e dificuldades em dormir. Deve limitar a ingestão de café, chá preto, refrigerantes ricos em cafeína e de bebidas energéticas. 

Leia Também: Sofre de retenção de líquidos? Desinche com a ajuda destas oito dicas

3- Alimentos processados e 'fast-food'

São, geralmente, ricos em gorduras saturadas e aditivos alimentares, mas baixos em nutrientes essenciais, como o ómega-3. 

4- Corantes e aditivos alimentares artificiais

Determinados corantes e aditivos alimentares podem afetar o comportamento em crianças com síndrome de défice de atenção e hiperatividade, deixando-as inquietas e desconcentradas.

Leia Também: Cinco (potentíssimos) laxantes naturais para combater a prisão de ventre

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório