É possível que a poluição sonora lhe esteja a tirar anos de vida

Investigadores sugerem que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, ansiedade e acidente vascular cerebral.

Mulher, Barulho, Som, Poluição

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
30/06/2023 16:43 ‧ 30/06/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Recentemente, um novo estudo, analisou o impacto dos níveis de ruído na saúde. O resultado? De acordo com os investigadores, citados no DailyMail, a poluição sonora está a encurtar a vida das pessoas que dela sofrem - o trânsito é o mais prejudicial. 

Para fazerem esta investigação, os cientistas analisaram a influência deste tipo de poluição em várias cidades, no Reino Unido. Com esta análise concluíram que, em 2018, "se perderam cerca de 100 mil anos de boa saúde devido ao ruído do trânsito, 13 mil devido ao ruído dos caminhos de ferro e 17 mil devido ao ruído dos aviões", explicam. 

Leia Também: A infeção grave que afastou Madonna dos palcos

O estudo também revelou também que o ruído aumentava o risco de acidentes vasculares cerebrais, assim como problemas de saúde graves, como doença cardíaca isquémica, diabetes, depressão e ansiedade.

Londres, as regiões do Sudeste e do Noroeste registaram o maior número de anos perdidos devido ao ruído do trânsito rodoviário, segundo o estudo, e a capital também registou o maior número de anos perdidos devido ao ruído dos aviões.

Além disto, os cientistas revelaram que o impacto era mais significativo, entre os indivíduos expostos a um ruído com níveis superiores a 50 decibéis durante um período de 24 horas. 

Leia Também: Está nos refrigerantes e pastilhas e vai ser considerado cancerígeno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas