Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

De A a Z, o que são e fazem os ingredientes que lemos nos cosméticos

Sabe decifrar os rótulos? Sofia Cunha, skincare expert e training manager da Lancôme, explica tudo o que deve saber sobre o que anda a colocar na pele.

De A a Z, o que são e fazem os ingredientes que lemos nos cosméticos
Notícias ao Minuto

08:50 - 30/06/23 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Entrevista

Os termos 'xpto' que lemos nos rótulos dos cremes, séruns e outros produtos de cosmética não estão lá para enfeitar. Longe disso. Cada ingrediente atua de forma diferente na nossa pele.

Para traduzir esse vocabulário que, tantas vezes, confunde o consumidor, levando-o a comprar produtos que não correspondem às suas necessidades e expetativas, o Lifestyle ao Minuto lançou um desafio a Sofia Cunha, skincare expert e training manager da da Lancôme: criar um dicionário de beleza com os ingredientes - alguns de nome impronunciável - que, muito provavelmente, está a aplicar na sua pele. Espreite a lista abaixo e compreenda, de uma vez por todas, o que deve procurar nas prateleiras dos supermercados, farmácias, parafarmácias e perfumarias.

Vitamina C

Um ingrediente à base de plantas obtido de várias fontes, como milho, batata e batata-doce, extraído a partir das ciências verdes e usado como ingrediente ativo. Uma forma estável de vitamina C é usada para ajudar a dar luminosidade e uniformizar o tom da pele, tendo propriedades antioxidantes.

Leia Também: Qual é, afinal, a magia da vitamina C na pele? Desvendamos tudo

Niacinamida (vitamina B3)

A niacinamida, também conhecida como vitamina B3 é um super ativo porque tem um leque vasto de benefícios para a pele. É solúvel em água e dependendo da sua concentração e dos outros ativos com os quais é formulada, pode ter efeitos que vão desde fortalecer a barreira cutânea, impedir a formação de manchas, regular a produção de sebo, diminuir a sensibilidade da pele e combater os radicais livres. Tudo isto num princípio ativo que não é sensibilizante, o que faz com que possa ser usado durante todo o ano.

Péptidos

Péptidos são cadeias de aminoácidos e segmentos de proteínas que estão naturalmente presentes no corpo humano. Na pele, mais especificamente, os péptidos são responsáveis por estimular a produção de colagénio enquanto, em simultâneo, desaceleram a sua perda, impedem a hiperpigmentação da pele e têm propriedades antioxidantes. Os péptidos de origem natural têm ainda a capacidade de poderem ser combinados entre si para reforçar todas estas respostas que abrandam o processo de envelhecimento. Têm também a vantagem de serem moléculas com um tamanho pequeno, o que facilita uma penetração maior na pele.

Sílica

É um composto químico óxido, presente em formulações. As suas funções são a de humectante, conservante, melhoria na textura do produto, esfoliação suave, absorção de óleo e agente de suspensão.

AHA e BHA

Alfa-hidroxiácido ou ácidos de frutas são usados como hidratantes, emolientes e esfoliantes, de acordo com a concentração empregue. Tratam também os fotodanos e a hiperpigmentação para obter uma cor uniforme da pele, reduzem as linhas finas e as rugas superficiais, graças às suas propriedades de esfoliação, reduzem a espessura do estrato córneo e atuam na renovação celular.

Enquanto os AHAs são solúveis em água, os beta-hidroxiácidos são solúveis em óleo. O processo de renovação celular dos AHAs é na epiderme, a mesma ação dos BHAs é mais seletiva ao poro. As ações dos BHA também incluem dissolver o sebo em excesso e eliminar células mortas.

Glicerina

Um ingrediente de origem vegetal extraído de óleos vegetais, como os óleos de colza ou de girassol. Tem propriedades hidratantes, emolientes e protetoras. É capaz de capturar e reter água com eficiência. A glicerina é conhecida pela sua capacidade de absorver e reter a humidade do ar, ajudando a pele a manter-se hidratada. Melhora o ato de espalhar os produtos e tem benefícios emolientes e hidratantes.

Leia Também: Skinimalism. Tudo sobre a rotina de pele que promete mais com menos


Ácido glicólico

É um AHA produzido a partir da cana-de-açúcar. Tem uma ação esfoliante, diminui linhas finas e atenua rugas, promove a luminosidade da pele, ajuda a prevenir acne e cicatrizes por ele causadas, estimula a renovação celular e a produção de colagénio.

Ácido salicílico

É um BHA, um ácido esfoliante usado para remover células mortas da superfície da pele para obter uma pele mais lisa, macia e radiante. Também é usado para ajudar a estabilizar o pH de produtos cosméticos ou como conservante, para proteger as fórmulas contra o crescimento de micro-organismos.

Pantenol

Muito conhecido pelas suas propriedades hidratantes, o pantenol estimula a proliferação celular e ajudar na reparação dos tecidos. É capaz de reter a água no produto ou a água do ambiente, resultando num efeito hidratante. Também atua como agente anti-inflamatório e matéria-prima não comedogénica.

Vitamina E

Naturalmente presente em folhas de plantas, óleos de gérmen de cereais e leite, é conhecida por ser um importante antioxidante que ajuda a deter os radicais livres, que desencadeiam o processo de envelhecimento da pele.

Ácido ferúlico

É um poderoso antioxidante de origem botânica. Sensível na sua formulação, quando esta é bem-sucedida, o ácido ferúlico forma um escudo protetor para a pele contra as agressões diárias, previne o envelhecimento cutâneo prematuro, estimula a produção de colagénio e atua contra a formação de rugas e rídulas, graças à sua ação protetora face à poluição, à luz ultravioleta e à radiação infravermelha.

Leia Também: Filtros nas fotografias. "Torna-se difícil distinguir o real do editado"

Ácido hialurónico

O ácido hialurónico é um componente natural da derme que desempenha um papel importante na hidratação da pele. Essa substância preenche o espaço entre as fibras de colágeno e elastina. A sua quantidade e qualidade diminuem com a idade ou com a exposição a fatores ambientais, o que faz com que a pele fique menos espessa e com rugas. O ácido hialurónico tem a capacidade de armazenar até mil vezes o seu peso em água. Destinado a preencher os espaços intercelulares e a reter água na pele, contribui para a textura densa e a recuperação da pele.

Probióticos

São microrganismos vivos (bactérias e leveduras) que são responsáveis por manter o microbioma da pele, a primeira camada de defesa da pele que comunica com todas as outras camadas de barreira e imunitárias. Geralmente são chamadas de bactérias 'boas' ou 'úteis', porque proporcionam benefícios à saúde do hospedeiro.

Pré-bióticos

São fibras, fonte de alimento para os probióticos que mantém o microbioma da pele equilibrado, e estão naturalmente presentes em alimentos.

Proxylane™

Desenvolvido e criado pela Pesquisa e Inovação da L'Oréal, o Pro-Xylane™ é uma molécula de açúcar derivada da árvore de faia que utiliza química verde. Funciona, in vitro, estimulando a produção de proteoglicanos, uma molécula que absorve água na pele humana reconstruída. Reconstrói a matriz da pele para restaurar a aparência de uma pele radiante e jovem, com menos rugas e mais densidade e firmeza.

Leia Também: Acne não é doença de jovens. Siga os conselhos de um dermatologista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório