Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Skinimalism. Tudo sobre a rotina de pele que promete mais com menos

Ter uma rotina de beleza minimalista é a nova tendência dos cuidados de pele? Perguntámos a Mariana Alves, médica com formação em medicina estética.

Skinimalism. Tudo sobre a rotina de pele que promete mais com menos
Notícias ao Minuto

09:40 - 17/05/23 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Entrevista

Sai ano, entra ano, mas há uma certeza que permanece: a pele também precisa de carinho. Mas será que uma rotina de 10 passos é realmente necessária? Precisamos assim de tantos produtos?

É fácil perder-se entre cremes, séruns e óleos que prometem operar um 'milagre' no rosto. Felizmente, o minimalismo chegou à beleza, resgatando a máxima "menos é mais", como defende Mariana Alves, médica com formação em medicina estética, ao Lifestyle ao Minuto. A ideia é criar uma rotina adequada às necessidades de cada pessoa, dando à pele apenas aquilo que ela precisa. "A ideia é simplificar e facilitar a vida das pessoas, mesmo até em termos financeiros", até porque "o produto mais caro não é necessariamente o melhor", lembra. 

A 'skincare' deixou de ser vista como um luxo

Como é a relação dos portugueses com os cuidados de pele? Temos essa preocupação?

Atualmente, a população portuguesa começa a interessar-se mais com o cuidado da pele. Até aqui, a procura pelos especialistas em dermatologia era apenas feita por pessoas com doenças ou que apresentavam alterações da pele. Hoje, os portugueses vão aos dermatologistas, aos médicos de medicina estética e até a esteticistas para aprender como cuidar da pele no dia a dia.

Notícias ao Minuto © Mariana Alves

No seu entender, o que é que contribuiu para esta alteração de comportamento?

Creio que as redes sociais tiveram um papel muito importante nesta transição de pensamento.

Leia Também: Os produtos de beleza do momento que são imperdíveis

Em que sentido?

A 'skincare' deixou de ser vista como um luxo e está em vias de ser encarada como uma necessidade. 

Foi então que surgiu o skinimalism. Mas o que é exatamente?

É uma tendência de cuidado da pele do rosto que tem tido cada vez mais destaque justamente nas redes sociais. Consiste numa rotina focada em três passos essenciais: limpeza, hidratação e proteção. A exfoliação, embora não deva ser feita numa base diária, pode ser realizada quinzenalmente.

E nasce com que objetivo?

A ideia é simplificar e facilitar a vida das pessoas, mesmo até em termos financeiros. Ao ser mais simples e ocupar menos tempo de manhã e de noite, a adesão das pessoas é maior. Por outro lado, ao necessitar de menos produtos acaba por ser economicamente mais viável. É também ideal para quem está a começar a cuidar da pele, porque é uma forma de introduzir este ritual no dia a dia até se tornar uma rotina. No caso dos principiantes tem também a vantagem de minimizar reações adversas. A pessoa sabe exatamente o que coloca na pele e quando. 

Portanto, é algo que funciona em todos os tipos de pele?

Sim. São três passos essenciais para todos os tipos de pele, de todas as idades e etnias.

Menos é mais. A regra deve ser limpar, hidratar e proteger

É igualmente eficaz em peles mais maduras?

É claro que, com a idade, as necessidades da pele vão sofrendo alterações e devemos trocar e adicionar alguns princípios ativos ou usar cremes com princípios ativos combinados. Mas, regra geral, se os produtos escolhidos forem os mais adequados para o tipo de pele, os resultados serão visíveis e consistentes.

Por onde deve começar uma pessoa que queira aderir a esta tendência?

É muito simples. Basta ir ao seu médico de confiança pedir ajuda e começar a limpar, hidratar e proteger.

Leia Também: É beleza portuguesa, com certeza. E faz frente às rugas com 'ouro branco'

Quais é que considera que são os produtos indispensáveis e que não devem, nunca, ser excluídos da nossa rotina diária de cuidados de pele?

Depende do tipo de pele e, essencialmente, do estado em que está, daí ser importante escolher um profissional que nos ajude a cuidar dela. Ainda assim, recomendo uma água micelar ou um óleo para a limpeza da pele, um creme de dia e de noite para hidratar e um protetor solar para proteger do sol e das agressões externas.

Que mitos importa desmistificar sobre 'skincare'?

Em primeiro lugar, que o produto mais caro não é necessariamente o melhor e que uma rotina com poucos produtos, mas bem escolhidos, adequados ao nosso tipo de pele e utilizados com frequência, trará melhores resultados - ou seja, mais visíveis e consistentes - do que uma que inclui vários que são usados poucas vezes. Uma rotina não adequada à pele pode não só não produzir efeitos, como ainda trazer algumas consequências. No fundo, menos é mais. A regra deve ser limpar, hidratar e proteger.

Que mensagem gostaria de deixar aos nossos leitores?

Mesmo que não tenha uma rotina de cuidado da pele, coloque protetor solar diariamente. É obrigatório! 

Leia Também: Retinol. O que faz este ingrediente 'xpto' em todos os cremes anti-idade?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório