Sim, a hora do dia em que rega as plantas faz toda a diferença, especialmente nos dias mais quentes do ano. "Regar durante o calor do dia não é uma boa ideia, uma vez que se perde muita água através da evaporação da superfície do solo e as plantas utilizarão a água de forma mais eficiente se forem regadas nas partes mais frescas do dia", diz a Royal Horticultural Society, citada no Huffpost, agregador de blogues. Mas, afinal, a que horas se deve regar as plantas?
Leia Também: Há plantas que podem ser regadas com refrigerante. Só lhes faz bem
Tendo isto em conta, o ideal é regar sempre o jardim e as plantas nas horas mais frescas do dia e estar atento às previsões meteorológicas.
Por exemplo, antes de um dia de calor extremo, regue as plantas ao fim da tarde no dia anterior. Mas se quiser garantir que se mantêm hidratadas levante-se cedo e regue tudo novamente antes que o calor se comece a fazer sentir.
"Regue de manhã, se puder, pois é quando o sol nasce e as plantas começam a utilizar a água", recomendam os especialistas da The Royal Horticultural Society. Dizem ainda que "a rega ao fim do dia também é boa, uma vez que as condições mais frescas significam que se perde menos água por evaporação".
É mesmo necessário estar atento já que, como todos sabem, as plantas desidratas ficam mais fracas e, muitas vezes, estragadas. Porquê? "Se as plantas ficam com falta de água, fecham os estomas e a fotossíntese para e é substituída pela fotorrespiração", disse Alastair Culham, professor associado de botânica na Universidade de Reading, ao site The Conversation.
Leia Também: Nada de vasos com terra. Estas 11 plantas podem crescer na água