Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, revela que comidas ultraprocessadas ou muito gordurosas prejudicam a qualidade do sono. "Mudanças no sono semelhantes a estas ocorrem com o envelhecimento e em condições como a insónia", afirma Jonathan Cedernaes, professor orientador do estudo, ao portal da Universidade de Uppsala.
Os pesquisadores cientistas referem que maus hábitos alimentares, como o consumo excesso de 'comida de plástico', impedem-nos de ter um sono reparador. capazes de impedir as pessoas de alcançarem o sono profundo. Além disso, de acordo o estudo, publicado na revista especializada Obesity, basta uma noite de alimentação desregrada para afetar o sono.
Leia Também: Aumentou de peso nos últimos anos? Surpreenda-se: Este pode ser o motivo
Os autores do estudo compararam os níveis de sono de 15 homens jovens divididos em dois grupos: o primeiro com uma dieta baseada em comidas 'fastfood' e o segundo com uma alimentação mais equilibrada. Todos os voluntários tiveram a qualidade de sono monitorizada em laboratório durante uma semana.
Ainda que a duração de sono dos participantes não tenha sido afetada (ambos dormiram, em média, sete horas) a qualidade do descanso dos voluntários que se alimentavam pior foi muito inferior.
Leia Também: O alimento viciante que é eficaz a aumentar a massa muscular magra