Um estudo da University of Sunderland, no Reino Unido, apresentado no Diabetes UK Professional Conference 2023, revela que exercícios de curta duração podem ajudar pessoas com diabetes tipo 1 a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.
A investigação mostrou ainda que esta atividade física pode ainda reduzir o risco de complicações associadas à doença, como ataques cardíacos.
"Estes resultados mostram que quebrar períodos prolongados de tempo sentado com atividades de intensidade leve pode aumentar a quantidade de tempo gasto com níveis de açúcar no sangue", explica Matthew Campbell, um dos principais responsáveis pelo estudo.
Leia Também: Estas bebidas populares podem diminuir a gordura e o risco de diabetes
"É importante ressalvar que esta estratégia não parece aumentar o risco de níveis potencialmente perigosos de glicose no sangue, que é algo comum com tipos mais tradicionais de atividade física e exercício", continua.
No estudo, os vários participantes estiveram sentados ao longo de sete horas. Um dos grupos acabou por interromper essa ação com três minutos de uma caminhada leve a cada 30 minutos.
Quem fazia pausas regulares apresentou níveis de açúcar no sangue mais baixos do que quem ficou sentado durante as várias horas.
"Quebrar o tempo sentado com curtos exercícios ajuda pessoas com diabetes tipo 1 a controlar os níveis de açúcar no sangue e potencialmente a reduzir o risco de complicações futuras", refere Elizabeth Robertson, outra das autoras da investigação.
Leia Também: Diabetes é mais perigosa do que julga. Sabe o que é nefropatia diabética?