Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pare de acreditar nestes oito mitos. Só estão a causar estragos em casa

A plataforma de serviços para a casa YourHero repõe a verdade!

Pare de acreditar nestes oito mitos. Só estão a causar estragos em casa
Notícias ao Minuto

19:58 - 29/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas

O próximo sábado, 1 de abril, assinala o Dia das Mentiras. E o que não falta são mitos sobre limpeza, aquecimento e canalização, que podem trazer sérios problemas para a sua casa e, por conseguinte, gastos financeiros.

A pensar nisso, a plataforma de serviços para a casa YourHero decidiu desmistificar alguns mitos:

1- Vidros e janelas devem ser limpos com papel de jornal, em dias solarengos

"Tudo nesta declaração está errado. Devido à tinta da impressão presente no jornal, a sujidade na superfície do vidro irá aumentar, podendo inclusive riscá-lo. Para esta tarefa, o ideal é utilizar panos de microfibras. Por outro lado, escolher dias com bastante sol para este tipo de limpeza pode parecer uma boa opção, uma vez que a secagem será mais rápida. No entanto, isso fará com que os produtos evaporem rapidamente, o que irá originar manchas na superfície. Assim, o ideal é fazê-lo em dias nublados."

Leia Também: É para isto que servem os dois furos nas laterais das sapatilhas All Star

2- Misturar produtos aumenta o poder de limpeza

Há quem o faça por acreditar que a limpeza será mais eficaz, mas, novamente, não passa de um mito. Misturar produtos pode danificar materiais e, inclusive, resultar num menor poder de limpeza ou anulá-lo completamente. O ideal é utilizar cada produto para a sua respetiva finalidade.

3- Quanto mais espuma fizer, melhor!

"É comum associarmos a espuma ao poder da limpeza, no entanto não existe qualquer correlação. Facilmente observamos que alguns dos melhores produtos de limpeza não fazem praticamente espuma. Além disso, quanto mais espuma fizer um produto, maior enxaguamento será preciso, resultando num maior gasto de água. As empresas de limpezas especializadas sabem bem que a quantidade de espuma em nada influencia o poder da limpeza. Mesmo tratando-se de limpezas, faz toda a diferença quando o serviço é realizado por profissionais da área."

Leia Também: Com este truque deixará os azulejos a brilhar. A solução está na sua casa

4- A solução mais barata para aquecimento é a lareira

"As perdas de calor da chaminé são enormes e sua eficiência é de cerca de 20%. A lareira é indicada apenas para casas pequenas e para quem tem um stock (quase) infinito de lenha. Uma das opções mais económicas a longo prazo é o ar condicionado, de preferência os aparelhos A+++."

5- Não preciso de isolamento, apenas aquecimento

"Muitas pessoas não sabem, mas ao investir-se no isolamento, poupa-se no aquecimento. Com o isolamento térmico certo numa casa, evita perdas de calor do ambiente interior para o exterior e mantém a temperatura desejada, reduzindo ou até eliminando os custos de aquecimento."

6- Limão pode ser usado para limpar e perfumar os ralos

"Mesmo que haja um efeito aromático, será temporário e o cheiro posteriormente será pior. A forma indicada para limpar os ralos e canos é com oxidantes químicos e material apropriado."

Leia Também: Os truques fáceis que procurava para acabar com a gordura na cozinha

7- Uma vez entupido, não há solução

"Embora o risco de um cano entupido seja constante e diário, todos os canos podem ser desobstruídos com as ferramentas certas. Recomenda-se fazer desentupimentos regulares com produtos específicos para garantir que os canos funcionem sempre na perfeição. Estes serviços devem sempre ser feitos por profissionais para evitar danos maiores."

8- Louças sanitárias não requerem manutenção

"Sem dúvida, um dos mitos mais graves! Canalização, tubulações, grades de piso, bobinas de conexão, cisternas e bolhas de tanque precisam de inspeção anual e, possivelmente, de alguma reparação. É crucial verificar se há fugas de água, limpar os filtros, entre outros. Mesmo a parte elétrica relacionada à canalização precisa de inspeção e manutenção."

Leia Também: Toalhas malcheirosas? Todos temos na cozinha a solução para esta chatice

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório