Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

É por isto que deve beber café todos os dias

Saiba o que diz um novo estudo.

É por isto que deve beber café todos os dias
Notícias ao Minuto

08:25 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Beber um café a mais por dia reduz o risco de diabetes tipo 2, a mais frequente, em até 6%, aponta um estudo publicado na Clinical Nutrition. 

Uma equipa de investigadores internacional  analisou dados de mais de 150 mil pessoas do Reino Unido e dos Países Baixos. Através dessa análise descobriram que beber apenas mais uma chávena de café por dia estava associado a um risco 4 a 6% menor de diabetes tipo 2. O consumo diário de café entre os participantes variava entre zero e seis chávenas de café por dia.  

Leia Também: Pela sua saúde, jamais guarde estes alimentos em caixas de plástico

Segundo os cientistas, estes resultados são parcialmente justificados por níveis inferiores de inflamação. "A nossa investigação mostra que o café está associado a diferenças nos níveis de biomarcadores de inflamação no organismo, e como sabemos que a diabetes tipo 2 é em parte uma doença inflamatória, este poderia ser um dos mecanismos em jogo", comenta a principal autora do estudo, Trudy Voortman, do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdão, na Holanda, citada pelo jornal Daily Express.

"Estas descobertas poderiam também apoiar futuras investigações sobre os efeitos do café noutras doenças crónicas relacionadas com a inflamação", defende. O estudo também previu outros possíveis efeitos favoráveis, tais como menor resistência à insulina, menor  proteína C-reativa, menor leptina e maiores concentrações de adiponectina nos participantes. 

Leia Também: Se bebe água com limão todas as manhãs, este artigo é para si

Dados do estudo também sugerem que a forma como o café é preparado pode ter impacto. O café filtrado ou expresso está associados a mais benefícios. 

Contudo, lembre-se que existem riscos para a saúde associados ao consumo excessivo de café. Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, a ingestão de 400 miligramas diárias de café (aproximadamente quatro chávenas) são suficientes. 

Leia Também: O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório