Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol

É muito mais comum do que julga e vai bem com granola.

O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol
Notícias ao Minuto

19:31 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Não, não tem um nome complicado, nem é difícil de encontrar, mas, segundo um especialista, faz maravilhas pela saúde. De acordo com Andre Brittain-Dissont, da Extensa Anti-Ageing Clinic, no Reino Unido, o mirtilo contém "enormes benefícios anti-envelhecimento".

Leia Também: Fígado gordo (e em sofrimento). Preste mais atenção à sua boca

Em declarações ao jornal Daily Express, o responsável explica que o fruto é rico em fitoquímicos, compostos que têm vindo a ser reconhecidos pelos seus efeitos benéficos para a saúde, "incluindo a  reparação de ADN [essencial para a prevenção e tratamento de cancro], reduções benéficas de lipoproteínas [as mais conhecidas são as LDL - que transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado e que, quando está em excesso, é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares - e as HDL - responsáveis pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado], reparação óssea e melhorias cognitivas".

Andre Brittain-Dissont acrescenta que alguns estudos em animais têm demonstrado que estes vivem mais anos quando consumem mirtilos. "Isso parece estar relacionado com a redução do stress oxidativo e dos radicais livres, a redução da inflamação e do risco de cancro", diz.

Leia Também: O truque (super fácil) que ensina a descascar alhos em segundos

Uma das razões pelas quais os mirtilos podem ajudar a reduzir o seu colesterol deve-se ao facto de o fruto ser rico em fibra solúvel. Além disso, um estudo publicado no The Journal of Nutrition, descobriu que os mirtilos reduziram os níveis de colesterol 'mau' em 27% em apenas oito semanas.

De acordo com o American Institute for Cancer Research, vários trabalhos de investigação descobriram que o consumo de mirtilos aumenta a atividade antioxidante no sangue. O portal da saúde refere ainda que o teor de fibra e vitamina C dos mirtilos pode reduzir o risco de cancro do intestino e do pulmão.

Brittain-Dissont ressalva que devemos optar por mirtilos orgânicos para obter todos os benefícios do fruto. "cerca de 75 gramas por dia é uma excelente adição à dieta", defende.

Leia Também: Corra para o supermercado. Três alimentos baratos que atacam o colesterol

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório