Menino ou menina? Nova técnica pode ser eficaz para escolher sexo do bebé
Um novo estudo publicado na revista PLOS ONE revelou-se promissor. Ainda assim, levanta alguns problemas éticos.

© Shutterstock

Lifestyle Estudo
Escolher o sexo do bebé quando está a tentar engravidar e ter um filho pode estar para breve. Uma nova técnica descoberta pela Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos, mostrou uma eficácia de 80% nesta escolha. O estudo foi publicado na revista PLOS ONE.
A investigação separou os espermatozoides que tinham o cromossoma X (femininos) e os com Y (masculinos). Os X são ligeiramente mais pesados, segundo revela o estudo. Segundo os autores, esta é uma forma barata e segura de fazer a escolha do sexo do bebé.
Leia Também: Fui pai e estou infeliz, porquê? Depressão pós-parto também afeta homens
A investigação contou com 1.317 casais. Cinquenta e nove casais queriam ter uma menina, o que acabou por resultar em 79,1% dos casos.
As preocupações éticas foram também levantadas. "As conquistas técnicas são insignificantes em comparação com as sérias preocupações éticas levantadas pela pesquisa", refere Channa Jayasena, do Imperial College London.
Explica que a regulamentação destas técnicas é necessária. No futuro, poderemos estar a falar de desenvolver métodos para escolher a cor da pele ou dos olhos.
Leia Também: Beber café durante a gravidez? Sim ou não? Especialistas respondem
Comentários
Regras de conduta dos comentários