Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Comer estes alimentos pode ter o mesmo efeito que utilizar Ozempic

Sim, leu bem. Adicionar alimentos com determinadas características à dieta ajuda a emagrecer tal como o popular fármaco.

Comer estes alimentos pode ter o mesmo efeito que utilizar Ozempic
Notícias ao Minuto

22:02 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Emagrecer

Durante os últimos meses, muito se tem ouvido falar de Ozempic, um fármaco que é recomendado a indivíduos com diabetes tipo 2, mas está a ser utilizado como forma de emagrecer. Também os seus efeitos secundários são cada vez mais discutidos. 

Leia Também: 'Cara de Ozempic'. O possível efeito secundário do medicamento

Caso não saiba, o ingrediente ativo deste fármaco é a semaglutida, que funciona induzindo a saciedade. Isto é, causa a sensação de que está satisfeito, algo que suprime o apetite e, consequentemente, resulta na perda de peso. Ajuda também o pâncreas a produzir insulina, algo que ajuda a controlar a diabetes. 

Aliás, mais especificamente, a semaglutida funciona imitando o papel de uma hormona natural, chamada GLP-1 que, no geral, é produzida em resposta à deteção de nutrientes quando comemos, explicam cientistas, citados no site StudyFinds. Hormona que ajuda a informar o corpo de que já comeu e o prepara para transformar os nutrientes em energia. 

Tendo isto em conta, é fácil de entender que certos alimentos, ricos em macronutrientes, também estimulam esta hormona e induzem a sensação de saciedade. Nutrientes que são fáceis de encontrar em alimentos com gorduras e açúcares e com baixo teor de água.

Ou seja, aumentar o consumo de alimentos como abacate, frutos secos, ovos, assim como alimentos fermentados, vegetais e grão integrais é capaz de ser uma forma mais sustentável de emagrecer. Também é mais saudável porque não tem efeitos secundários associados. É, no entanto, mais demorada e exige mais esforço. 

Leia Também: É possível que medicamentos como Ozempic tenham efeito secundário grave

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório