Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

É possível que medicamentos como Ozempic tenham efeito secundário grave

O alerta surge após uma investigação feita na China.

É possível que medicamentos como Ozempic tenham efeito secundário grave
Notícias ao Minuto

10:42 - 07/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje em dia, fármacos como Wegovy e Ozempic, normalmente utilizados em tratamentos da diabetes tipo 2, têm vindo a ser utilizados como uma forma de emagrecer, entre quem não tem a doença. Alguns efeitos secundários são conhecidos, é verdade, mas uma equipa de investigadores, na China, afirma ter descoberto outro. 

Então, os cientistas, citados no DailyMail, acreditam que estes medicamentos podem causar o aumento do intestino delgado, algo que eleva o risco de uma obstrução potencialmente mortal, no sistema digestivo.

Leia Também: Risco de diabetes vê-se na pele. É a este sinal que deve prestar atenção

Caso não saiba, estes medicamentos funcionam porque imitam os efeitos do GLP-1, hormona que tem a capacidade de desacelerar o movimento dos alimentos pelos intestinos, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita durante mais tempo.

Para os testar, os investigadores fizeram experiências em ratos, assim comprovaram que cerca de 20 meses após o uso de um medicamento deste género, o intestino dos animais tinha aumentado. 

Além disso, os investigadores também analisaram estudos anteriores, feitos em humanos, onde é sugerido que indivíduos que usam este tipo de fármacos estão quatro vezes mais em risco de sofrer uma obstrução intestinal.

Já especialistas independentes, que não estiveram envolvidos na investigação, disseram ao jornal que o medicamento deve ser seguro para a maioria das pessoas, mas aconselham que os médicos examinem o histórico de problemas intestinais dos pacientes, antes de receitar estes fármacos.

Leia Também: 'Cara de Ozempic'. O possível efeito secundário do medicamento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório