Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 24º

"Cuidados de saúde oral devem ser iniciados logo desde o nascimento"

A propósito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala esta segunda-feira, 20 de março, o médico dentista João Espírito Santo assina este artigo de opinião.

"Cuidados de saúde oral devem ser iniciados logo desde o nascimento"
Notícias ao Minuto

15:42 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

A saúde oral é fundamental para o nosso bem estar físico, mental e social, permitindo desfrutar todas a oportunidades que a vida proporciona: o relacionamento com os outros, falar, comer, sem entraves causados pela dor, desconforto, constrangimentos ou embaraços. Através das medidas preventivas, destacando os cuidados básicos de saúde oral, é possível manter dentes e gengivas saudáveis durante toda a vida. 

Quanto maior for o envolvimento dos pais, dos cuidadores, dos profissionais de saúde e de educação bem como de todos os que poderão acompanhar e, de alguma forma, interceder na promoção da saúde oral, melhores e mais duradouros serão os resultados. As necessidades e cuidados que devemos ter para manter a saúde oral vão mudando um pouco no decorrer das diferentes faixas etárias, bem como em diferentes fases da vida. Durante a gravidez, devido a alterações hormonais próprias desse período, é necessária uma especial atenção à higiene oral.

Leia Também: Má saúde oral está relacionada com 23 doenças e cinco tipos de cancro

Os cuidados adequados de saúde oral devem ser iniciados logo desde o nascimento. Deve-se utilizar uma gaze ou dedeira para higienização das mucosas. A escovagem dos dentes com um dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm), principal medida de promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais, deve ser efetuada com a dose adequada, a partir da erupção do primeiro dente decíduo, pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de deitar.

Nas pessoas idosas e nas pessoas com patologias sistémicas como, diabetes, insuficiência renal, entre outras, a xerostomia associada a polimedicação resulta também num agravamento de problemas orais devendo ser dispensada especial atenção à higiene oral e à higiene das próteses dentárias.

Leia Também: Dez perguntas e respostas sobre a VEXAS (já fez dois mortos em Portugal)

Segundo o Programa Nacional Promoção da Saúde Oral, o cancro da cavidade oral é diagnosticado anualmente em cerca de mil portugueses e quase 50% dos utentes morrem dessa doença, num período de cinco  anos. É responsável por 4% das mortes por doença oncológica nos homens e é a quinta causa de morte por cancro.

O exame objetivo da cavidade oral deve ser efetuado por rotina, sendo particularmente importante nos utentes com idade igual ou superior a 40 anos, sobretudo se forem do sexo masculino, fumadores e com hábitos alcoólicos.

Leia Também: Muito provavelmente, nem desconfia que isto é sintoma de doença maligna

A avaliação da situação de saúde oral a nível global efetuada pela Organização Mundial da Saúde sublinha que apesar da grande melhoria observada em muitos países, os problemas persistem. O padrão atual no âmbito da cárie dentária reflete os diferentes perfis de risco nos diversos países (as condições de vida, os estilos de vida e os fatores ambientais) e em particular o resultado da implementação de programas de promoção da saúde oral. A cárie dentária é ainda o maior problema de saúde oral, mesmo nos países industrializados, afetando 69 a 90% das crianças em idade escolar e a grande maioria dos adultos.

A promoção da literacia e adoção de comportamentos favorecedores da saúde são imprescindíveis para a manutenção da saúde oral. Por isso, é essencial cuidar diariamente da saúde oral , com hábitos simples como escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dentário e visitar regularmente o médico dentista para exames e limpezas. Além disso, é importante manter uma dieta saudável e limitar o consumo de açúcar e alimentos ácidos, que podem danificar os dentes.

Não se esqueça que uma boa saúde oral é essencial para uma vida saudável e feliz. Cuide dos seus dentes e gengivas e mantenha um sorriso saudável e bonito por toda a vida.

Leia Também: Se bebe água com limão todas as manhãs, este artigo é para si

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório