Nem todas as frutas são adequadas para pessoas com diabetes. Será que as uvas são um desses casos? Existem várias opções no mercado, mas, na verdade, quase todas apresentam um valor nutricional semelhante.
Snehal Ghorpade, nutricionista do Ruby Hall Clinic, explicou ao 'website' HealthShots o que deve ser tido em conta nesta questão.
Leia Também: Estudo sugere que medicamento para diabetes diminui risco de Covid longa
"As uvas contêm uma variedade de nutrientes que podem ser benéficos para pessoas com diabetes. São baixas em calorias e ricas em fibras, o que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e promover a saciedade", explicou a nutricionista.
Podem ainda ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e a absorção da glicose. "São uma boa terapia dietética para prevenção e controlo da diabetes tipo 2. Portanto, com índice glicémico médio, as uvas podem trazer benefícios para a saúde das pessoas com diabetes."
Desta forma, são uma fruta segura. Ainda assim, devem ser comidas com moderação e não em grandes quantidades. "É importante prestar atenção à resposta do corpo ao consumir uvas e consultar um profissional de saúde se sentir algum efeito adverso."
Para diabéticos, a porção ideal de uvas é de 15 unidades, das pequenas, mais ou menos meia chávena, o que irá corresponder a cerca de 58 calorias.
Leia Também: "E a obesidade? Até quando vamos ignorar?"