Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Estudo sugere que medicamento para diabetes diminui risco de Covid longa

De acordo com os investigadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, o fármaco pode suprimir a replicação de células infetadas no corpo.

Estudo sugere que medicamento para diabetes diminui risco de Covid longa
Notícias ao Minuto

08:30 - 10/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

É possível que um medicamento para a diabetes ajude a reduzir, significativamente, o risco de Covid longa, condição que afeta milhões, em todo o mundo, sugere um novo estudo, disponibilizado na The Lancet, revista científica. Quando usado durante a infeção o risco reduz em 42%, acrescentam os cientistas, citados no jornal DailyMail. 

Aliás, mais especificamente, os investigadores acreditam que o fármaco, chamado metformina, consegue suprimir a replicação de células infetadas no corpo, reduzindo o stress oxidativo e a inflamação, fatores que estão associados ao desenvolvimento de Covid longa. 

Leia Também: Covid longa aumenta mesmo o risco de morte? Novo estudo responde

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores recrutaram 1.125 indivíduos que tinham, recentemente, testado positivo para Covid-19 e relataram sintomas. Foram acompanhados ao longo de nove meses e alguns tomaram o medicamento, outros ficaram um placebo e os restantes serviram como grupo de controlo. 

Apenas 6% do grupo que tomou metformina foi diagnosticado com Covid longa. Já entre o grupo placebo a percentagem aumentou para 10,6%. Realçando uma diferença de 42%.

Além disto, os investigadores descobriram que ao tomar o medicamento menos de quatro dias após o início de sintomas, o risco de desenvolver esta condição diminuiu em mais de 50%.

Leia Também: Pare de acreditar nestes mitos sobre a Covid longa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório