Estar atento a tudo o que acontece no interior da boca é importante. É o local onde se manifestam alguns sintomas de múltiplas condições e que não afetam apenas os dentes, língua e a boca, no geral, mas também outras partes do corpo.
Aliás, no jornal Cheshire Live, Rizwan Mahmood, um dentista, explica que ao analisar os seus pacientes consegue identificar problemas de saúde graves.
Leia Também: Mau hálito pela manhã? Saiba como pode evitá-lo
"Estar atento a qualquer alteração na boca, assim como à dor", é importante, acrescenta. Por isso, caso "sinta algo desagradável, consulte o seu dentista ou médico imediatamente".
Cinco mudanças na boca que podem significar algo mais sério:
- Dores e sangramento nas gengivas. É algo comum entre indivíduos com diabetes. "Outros sinais de diabetes incluem infeções fúngicas orais, boca seca e hálito com cheiro de fruta".
- Dores ou desconforto no maxilar. É raro, no entanto, se acontecer é capaz de ser um sintoma de ataque cardíaco.
- Dentes a abanar ou a cair. Já isto é, muitas vezes, um sinal de doença gengival avançada. Alguns estudos também associam este sintoma a osteoporose;
- Alterações no esmalte e na superfície dos dentes. Se ficarem com um aspeto "corroído e translúcido" estão, em alguns casos, relacionados com um distúrbio alimentar, como bulimia, ou refluxo
- Mau hálito. Boca seca e alguns alimentos têm este efeito. Também é um sinal, em alguns casos, sinusite, diabetes, infeção pulmonar crónica, doença hepática ou renal.
Leia Também: Pare de cometer estes erros ao lavar os dentes. Não lhe está a fazer bem