O bolor pode afetar negativamente a sua saúde, sobretudo se existir em excesso, e de formas que, provavelmente, nunca imaginou que fossem possíveis.
Com isso em mente, o jornal The Sun reuniu quatro consequências - algumas insólitas - do bolor nos nossos corpos. Ei-las:
Leia Também: Desumidificadores naturais. Quatro plantas que reduzem a humidade
1- Testículos encolhidos
Especialistas da farmácia online Chemist Click afirmam que determinados tipos de bolor podem reduzir os níveis de testosterona. O farmacêutico Abbas Kanani explica: "Níveis baixos de testosterona podem causar disfunção erétil nos homens". "Isto também pode ter impacto no tamanho dos testículos, bem como causar perda de pelos nas axilas e na zona genital, bem como diminuir o esperma."
2- Aumento de peso
A leptina, uma hormona que, entre outras coisas, controla o apetite, pode ser afetada pelo bolor. Segundo a médica Susan Tanner, o bolor desencadeia a resposta inflamatória do corpo que bloqueia os recetores de leptina. Este desequilíbrio de leptina diminui o metabolismo e promove a fome, provocando um aumento de peso.
Leia Também: Estranho, mas funciona. Junte isto ao detergente para lavar o chão
3- Infeções respiratórias
"Pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, como os mais velhos, bebés e crianças, são mais suscetíveis de sofrer infeções respiratórias" causadas pela presença de bolor, diz Thorrun Govind, da Royal Pharmaceutical Society, entidade reguladora da profissão farmacêutica no Reino Unido.
4- Asma
O bolor também podem provocar asma. "O bolor produz alergénios e substâncias tóxicas que, quando são inspirados, podem provocar sintomas de asma como tosse, pieira, espirros ou olhos lacrimejantes", aponta Thorrun.
Leia Também: Pela saúde do seu fígado, faça esta bebida de chá verde, limão e banana