Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sempre de mau humor? É o corpo a 'reclamar' a falta destes alimentos

Estar bem disposto depende de muitos fatores e a alimentação é um deles.

Sempre de mau humor? É o corpo a 'reclamar' a falta destes alimentos
Notícias ao Minuto

20:02 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O ano tem 365 dias. Em 26, acordou sempre de mau humor? 'Somos o que comemos', escreveu o filósofo e antropólogo Ludwig Feuerbach numa das suas obras, e duas especialistas reafirmam. 

Segundo a nutricionista Ana Rita Santos, da Pronokal, o intestino e o cérebro andam de 'mãos dadas'. "Chamamos de eixo intestino-cérebro por um motivo. Sabemos que a microbiota está relacionada com a produção de serotonina, a chamada hormona da felicidade, por isso um déficit nessa produção por estar relacionado com estados de ansiedade e depressão", explica. Assim, e perante esta ligação entre o intestino e o cérebro, ter uma flora intestinal saudável é o melhor ponto de partida para ter um bom estado de espírito. Como tal, o primeiro passo é estabelecer uma alimentação equilibrada e saudável.

Leia Também: Aposte neste alimento 'milagroso'. Combate epidemia dos tempos modernos

A relação entre comida e a boa disposição é como "um peixe que morde a própria cauda", defende. "Uma alimentação adequada pode influenciar o nosso humor, mas também nos influencia na escolha dos alimentos."

Quando está triste, stressado ​​e cansado tende a querer comer pizza, doces ou snacks nada saudáveis, mas quando se sente ativo, contente ou feliz, escolhe alimentos mais saudáveis, como frutas ou frutos secos? A coach Pilar Morales, chefe do departamento de coaching da PronoKal, clarifica: "O primeiro critério de escolha sobre o que comer devia ser a saúde, só depois disso, e nunca esquecendo esse critério, o prazer".

"Uma alimentação saudável e variada pode ajudar a prevenir doenças como depressão ou ansiedade, melhorar o humor e a qualidade do sono", afirma Ana Rita Santos. Então, que alimentos devemos escolher para ter bom humor? A nutricionista da PronoKal sugere:

Frutas e legumes de todas as cores

"Foi demonstrado que estes alimentos aumentam o estado de bem-estar graças aos seus nutrientes. Por exemplo, os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas ajudam a controlar os sintomas de ansiedade e depressão."

Peixe gordo e frutos secos

"São ricos em ómega-3, ou seja, gorduras saudáveis, ajudando no controlo da ansiedade."

Leia Também: É um bom mês para comer carapau? Peixes que deve privilegiar em janeiro

Marisco

"São alimentos ricos em vitamina B12 que contribuem para melhorar a função cognitiva."

Iogurte ou kefir

"Ajudam a ter uma microbiota saudável."

Alimentos integrais

"Por conterem vitaminas do grupo B."

Chocolate preto (mínimo 70%)

"Pode ajudar a controlar os níveis de endorfina, melhorando o humor, mas não deve ser abusado."

Pelo contrário, existem alimentos que é melhor evitar ou controlar a ingestão. "Alimentos ricos em açúcar e gordura podem alterar o nosso relógio biológico, impedindo uma boa qualidade de sono", explica. "Deixar-se levar por desejos de forma recorrente; não seguir o relógio biológico; comer à noite e muito tarde; não comer frutas ou vegetais suficientes diariamente; abusar de 'junk food' ou comida pré-cozinhada", são alguns dos principais erros apontados pela nutricionista.

Leia Também: No limite? Pele pode indicar se sofre de condição que pode matar

Por sua vez, Pilar Morales explica que um dos erros mais comuns é comer de forma inconsciente: "Quando comemos sem prestar atenção, em 'piloto automático', corremos o risco de nos deixarmos levar pela impulsividade, comendo quando não precisamos e muito mais do que precisamos". "Aos nossos pacientes sugerimos que, antes de se começar a comer, respirem 10 vezes de forma consciente. Isso significa inspirar e expirar contando de um a 10 e depois começar a comer", sugere. Com este exercício, a ansiedade e a impulsividade são reduzidas e comemos a um ritmo mais lento.

"Muitas vezes, as pessoas com problemas de peso comem por necessidades emocionais e devem ser ensinadas a gerir esse tipo de situações", remata.

Leia Também: Evite este erro frequente de quem toma antibióticos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório